Meta é oferecer plena acessibilidade na praia à pessoa com deficiência

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência testou no sábado, 30, no Canal 3 em Santos, uma cadeira de rodas anfíbia que facilitará acesso ao lazer de quem tem dificuldade de locomoção. O objetivo dessa iniciativa é oferecer plena acessibilidade na praia à pessoa com deficiência.

A cadeira de rodas anfíbia possui rodas largas para evitar que ela afunde e dispõe de uma barra para auxiliar a movimentação na areia ou entrada e saída da água.

Após diversos testes com o protótipo da cadeira, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência pretende, em um primeiro momento, encomendar 100 equipamentos que serão entregues aos municípios litorâneos.

Os critérios para os municípios receberem a cadeira de rodas anfíbia ainda serão definidos pela pasta. O primeiro item é a praia oferecer condições mínimas de acessibilidade, rampas, piso tátil, vagas específicas, banheiros acessíveis e postos de salvamento, o que já ocorre no Canal 3, em Santos.

A cadeira ficará disponível no posto de salvamento ou em outro estabelecimento público localizado na praia. O usuário receberá instrução sobre como utilizá-la e terá um limite de tempo de uso. “Todos têm direito ao lazer e a maioria das praias não têm condições de acessibilidade, por isso a iniciativa”, diz o coordenador de Acessibilidade da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini.

O País tem hoje 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Esse número representa 14,5% da população brasileira.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *