Ao todo, serão oferecidas cerca de 165 mil bolsas integrais e parciais

O ProUni (Programa Universidade para Todos) encerra nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2010. Ao todo, serão oferecidas cerca de 165 mil bolsas integrais e parciais. As oportunidades são destinadas a alunos oriundos da rede pública do Ensino Médio ou de bolsistas integrais das escolas particulares interessados em ingressar em instituições particulares de Ensino Superior.

Enquanto as bolsas integrais beneficiam estudantes com renda familiar mensal per capita de até um salário-mínimo e meio (atualmente o valor do salário mínimo é de R$ 510), os auxílios parciais exigem ganho familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos. Para participar da seleção, será obrigatória ainda a participação no ENEM 2009 (Exame Nacional de Ensino Médio). Os candidatos deverão ter obtido no mínimo 400 pontos no exame. As notas devem ser calculadas a partir da soma das pontuações de cada uma das provas: redação; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias.

Há ainda opção para professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica. As bolsas serão restritas aos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Não serão aceitas as candidaturas de brasileiros que já possuem diploma de curso superior.

O ProUni também tem uma política de cotas destinada aos alunos que se autodeclararem afrodescendentes ou indígenas. Para esse grupo, as vagas são distribuídas de acordo com a proporção dessas populações nos estados, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ao efetuar a inscrição, o candidato deverá escolher a modalidade de bolsa em até cinco opções de instituições de ensino, cursos ou turnos. A pré-seleção será baseada nas notas do ENEM. No caso de notas idênticas, o desempate será determinado de acordo com a nota na redação. Na sequência, serão considerados os desempenhos nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O resultado da pré-seleção está previsto para ser divulgado no dia 13 de fevereiro. Os contemplados terão direito a bolsas mensais em instituições privadas durante toda a graduação. Os auxílios integrais cobrem todos os custos das mensalidades escolares. Já os parciais se referem ao pagamento de 50% das mensalidades.

CRONOGRAMA – PROUNI 1º/2010
1ª Etapa
de 6 a 10 de fevereiro
Resultado – Candidatos pré-selecionados
13 de fevereiro
Comprovação de Informações e Processo Seletivo Próprio
de 17 a 26 de fevereiro
Registro no SISPROUNI da aprovação ou reprovação
de 17 de fevereiro a 1º de março
2ª etapa
de 4 a 7 de março
Resultado – Candidatos pré-selecionados
Comprovação de Informações e Processo Seletivo Próprio
de 10 a 12 de março
Registro no SISPROUNI da aprovação ou reprovação
de 10 a 14 de março

O Programa

O ProUni foi lançado em 2004 pelo governo federal com o intuito de dar acesso a ex-alunos carentes da rede pública do Ensino Médio ou de bolsistas integrais das escolas particulares ao Ensino Superior a partir de bolsas nas instituições particulares.

As instituições filantrópicas devem aplicar anualmente, em gratuidade, conforme já estabelece a Constituição, pelo menos 20% da receita bruta exclusivamente em bolsas de estudo. As instituições privadas que aderirem ao programa deverão oferecer 8,5% das receitas em bolsas de estudos a alunos carentes.

Em contrapartida, as instituições de ensino superior com fins lucrativos ficarão isentas do pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, da Contribuição Social sobre Lucro Líquido, do PIS e do Cofins.

Mais informações e inscrição em http://siteprouni.mec.gov.br/

Do portal Universia