Reajuste vale para as linhas intermunicipais do Estado de São Paulo, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas.

A partir da zero hora do dia 6 de março de 2010 as tarifas das linhas intermunicipais sofrerão reajuste de 4,22%. Portanto, os usuários têm até o dia 5 de março para comprar passagens intermunicipais antes do aumento. O IPCA do período ficou em 4,31%.

O reajuste vale para as linhas intermunicipais do Estado de São Paulo, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas. A portaria nº 2/2010, que dispõe sobre o reajuste, foi publicada na edição de 12 de fevereiro do Diário Oficial do Estado.

Cálculo do índice de reajuste

Os reajustes representam a recomposição dos custos operacionais das empresas que atuam no setor, e levam em conta as variações de preço de diversos itens (custos administrativos, autopeças, pneus etc.). Apenas como exemplo, os salários da categoria foram reajustados em 7%, as recapagens de pneus subiram 8,5%, pneus novos tiveram aumento de 4,09%, a carroceria dos ônibus suburbanos aumentou 9,42% e o chassis dos ônibus rodoviários, 4,55%.

Ônibus novos

Mais de 228 veículos zero km foram incluídos na frota do transporte intermunicipal do Estado de São Paulo no ano de 2009, o que contribuiu diretamente para o conforto e segurança dos usuários. Do total de acidentes ocorridos em 2009 na malha rodoviária estadual, apenas 1% envolveu ônibus do sistema intermunicipal do Estado de São Paulo.

Da Agência de Transporte do Estado de São Paulo