4ª edição do evento leva mais de 700 atrações a 29 cidades

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, realiza pelo quarto ano consecutivo, nos dias 22 e 23 de maio, a Virada Cultural Paulista. Com investimento de R$ 6,5 milhões, a Virada levará para 29 municípios paulistas mais de 700 atrações gratuitas, ampliando o sucesso de 2009, que promoveu 563 atividades em 20 cidades.

A Virada Cultural Paulista 2010 será realizada nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e na Região Metropolitana da Baixada Santista com Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

“Chegamos à quarta edição da Virada Cultural Paulista com ampliação, não só no número de atrações e cidades, mas também no orçamento. Além de Piracicaba e São Carlos, que aderiram ao evento, a Virada de Santos se expandiu para mais oito cidades da Baixada. Artistas internacionais e nacionais, espetáculos de dança, circo, música erudita e mágica animarão os paulistas dos 29 municípios participantes”, afirma o Secretário da Cultura João Sayad.

Na programação de 2010, destaque para as presenças internacionais de Cat Power, Manu Chão, Yann Tiersen, Mudhoney, e grandes nomes da música brasileira como Bebel Gilberto, Sepultura, Paralamas do Sucesso, Titãs, Moraes Moreira, Leci Brandão, Paula Lima, Ultraje a Rigor, Pitty, CPM22, Negra Li, Lobão, Cachorro Grande, Almir Sater, Dona Ivone Lara, Cordel do Fogo Encantado, entre muitos outros.

A Virada terá ainda uma intensa programação de espetáculos de teatro, com peças como Amigas Pero no Mucho, com Leopoldo Pacheco e Elias Andreato; La Putanesca, com Ângela Dip; Calendário da Pedra, com Denise Stoklos; e espetáculos de dança, intervenções urbanas, stand up comedy, circo, cinema, arte de rua e música erudita. “A Virada Cultural Paulista é um evento que cresce a cada ano e, nesta edição, esperamos reunir mais de 1,5 milhão de pessoas para conhecer diversos artistas e espetáculos, além de proporcionar uma retomada do espaço urbano”, diz André Sturm, Coordenador Geral da Virada Cultural Paulista.

O SESC São Paulo, pelo quarto ano consecutivo, é parceiro do evento, desenvolvendo uma série de atividades em suas unidades do interior e litoral.

Programação

A cantora e compositora norte-americana Cat Power, que em seu último álbum Jukebox fez covers de artistas famosos como Billie Holiday, Bob Dilan e James Brown, fará apresentações nas cidades de Jundiaí e São José dos Campos. O franco-espanhol Manu Chao, que mistura ritmos como rock, reggae, folk e música latina, levará suas músicas para os palcos de Araraquara e Santos. Yann Tiersen, músico francês responsável pela criação de trilhas sonoras de filmes como Good Bye, Lenin! e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, estará presente em Piracicaba e São João da Boa Vista. Ainda, a banda Mudhoney, formada em 1988, em Seattle, levará seu rock alternativo para Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto.

A americana filha de famosos músicos brasileiros Bebel Gilberto trará suas músicas para quem estiver em Indaiatuba. Presenças de artistas de sucesso nos anos 80 também estão confirmadas na programação da Virada Cultural Paulista de 2010. O público poderá conferir shows de Rádio Taxi e Kid Vinil em Assis, Blitz em São João da Boa Vista, e Plebe Rude em Caraguatatuba.

Para divertir o público, artistas e grupos especializados em stand up comedy estarão presentes nos palcos de diversas cidades. Nany People, por exemplo, apresenta-se em Araraquara. Em Caraguatatuba, vale a pena conferir a apresentação do Clube do Improviso, formado por atores de Itu. Em São Carlos, quem subirá ao palco é Marcela Leal, que fez parte do espetáculo Terça Insana e da peça Improvável, comandada pelo grupo Os Barbixas.

Dentre os espetáculos de dança, a São Paulo Companhia de Dança se apresentará em Jundiaí, o Ballet Stagium levará sua dança para os palcos de Piracicaba e Santos e a Cia. Quasar estará em Marília, com o espetáculo Céu na boca.

Histórico

A Virada Cultural Paulista é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo. Inspirada na Virada Cultural da capital, criada na gestão de José Serra quando prefeito de São Paulo, a Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em 10 cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público presente nas 20 cidades ultrapassou a marca de um milhão de pessoas, que conferiram mais de 560 atrações. Para 2010 a expectativa é que 1,5 milhão de pessoas participe do evento em 29 cidades, que contarão, ao todo, com mais de 700 espetáculos.

Acompanhe as informações da Virada Cultural Paulista no twitter:
www.twitter.com/viradasp

Do Portal do Governo do Estado de SP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *