Os governantes precisam realizar, todos os meses, um planejamento dos gastos que a cidade terá, de acordo com o dinheiro que possui. E os gastos da cidade são muitos. Saúde, educação, segurança, lazer, transporte… Por esse motivo, cada gasto deve ser muito bem pensado, já que o dinheiro utilizado pela cidade vem de todos os cidadãos, que pagam impostos.

O Jogo do Orçamento, feito pelo portal da Câmara dos Deputados, ajuda a entender melhor como funciona o orçamento da cidade. Para isso, o jogador terá de assumir o cargo de prefeito de Legislândia.

A cidade enfrenta sérios problemas nas áreas de saúde, lazer e transporte, mas possui boas escolas e um bom serviço de saúde. Com 1.600 Legais nos cofres, o prefeito de Legislândia poderá comprar ambulâncias, viaturas da polícia e ônibus escolares, construir praças e parquinhos, inaugurar escolas e hospitais. No final, a população é quem diz se os gastos foram bem feitos ou se restaram áreas da cidade sem a devida atenção do prefeito. E os elogios – ou as reivindicações – saem na capa do jornal de Legislânida!

Jogue agora o Jogo do Orçamento!