Idade mínima para passagem gratuita é de 60 anos. Medida faz parte do projeto de reestruturação do transporte público na cidade

A partir da próxima segunda-feira (22), a cidade de Guarulhos (Grande São Paulo) começa a oferecer o Bilhete Único do Idoso aos usuários do transporte público com idade igual ou acima de 60 anos. Segundo projeções da Prefeitura, a iniciativa vai permitir a realização de 710 mil deslocamentos gratuitos por mês, o equivalente a 8% do total de viagens no município. Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do Estado, com 1,3 milhão de habitantes.

A medida amplia a quantidade de beneficiados definida pelo Estatuto do Idoso, que prevê a gratuidade do transporte a partir dos 65 anos. O Bilhete Único do Idoso em Guarulhos reduz a idade mínima em cinco anos, levando o benefício a uma parcela maior da população. “A ampliação da isenção da tarifa é importante para quem utiliza o transporte público. Faz parte do projeto de reestruturação do transporte na cidade”, diz o prefeito Sebastião Almeida.

Para solicitar o Bilhete Único do Idoso, é preciso comparecer à sede da Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Guarulhos e Região (Guarupas), das 8h30 às 16h30, com documento de identidade e comprovante de residência. A primeira via do cartão do Bilhete do Idoso é gratuita.

Em caso de perda ou extravio, será cobrada taxa de R$ 12,50 para nova emissão do documento. Quem já possui o cartão do idoso pode continuar a utilizá-lo normalmente, até a data do recadastramento obrigatório anual, quando será feita a substituição.

Reestruturação do sistema

Desde o ano passado, Guarulhos tem realizado uma série de ações para melhorar a qualidade do transporte público. Em 2009 foram adquiridos 118 novos ônibus e o número de veículos adaptados para pessoas com deficiência também aumentou, de 28 para 170.

Outra medida importante foi a aprovação na Câmara Municipal de uma lei que permite fazer uma reestruturação do sistema de transportes, estendendo o Bilhete Único a toda a população, com características semelhantes às da Capital paulista. Além disso, a nova legislação de autoria do Executivo também estabelecerá regras de concessão para a exploração dos serviços e linhas no município. Quando o novo sistema entrar em operação, a Prefeitura acredita que haverá um acréscimo de 27% de usuários no sistema de transporte do município.

Serviço:

Local: Guarupas, Av. Silvestre de Vasconcelos Calmon, 136/140 – Vila Moreira, Guarulhos

Horário: 8h30 as 16h30