No colegial técnico, ela optou pelo curso de Processamento de Dados. Trilhando o mesmo caminho, na faculdade escolheu aprofundar-se em Tecnologia e Análise de Sistemas. No entanto, com o passar do tempo ela percebeu que apesar de gostar dos computadores, queria também ter a oportunidade de trabalhar com pessoas. E foi no posto do Acessa SP de Jacupiranga que Ione Carolina Bueno da Cruz Muniz, conhecida por lá como “Carol”, uniu essas duas paixões.

No programa há aproximadamente dois anos, ela se destacou na Rede de Projetos com o “APAE Online”, iniciativa nascida de mais uma de suas aptidões: trabalhar com pessoas com síndrome de down. Sem saber explicar exatamente o porquê, Carol diz que sempre gostou de trabalhar com este público: “Todo mundo põe dificuldades pra eles e eu acho que não é assim. Eles são muito melhores do que muita gente que se diz perfeito, que se diz normal. Pra mim eles são mais do que normais”, acredita.

Carol chegou a trabalhar com pessoas com síndrome de down em escolas da região e, além disso, fez um trabalho como voluntária na sala de informática da APAE local. Na capacitação da Rede de Projetos, ela resolveu unir o útil ao agradável. De volta ao posto do Acessa SP, fez as adaptações necessárias e aprovou a ação com a coordenadora da APAE.

“Na verdade eu não via outra coisa a não ser trabalhar com a APAE. Não esperava que este projeto daria o resultado que deu. Pra mim foi uma coisa simples, pois procurei juntar algo que eu gosto com o meu trabalho. Eu não imaginava que ia tomar a proporção que tomou, e o reconhecimento foi muito bom”, observa.

O projeto começou no dia 4 de maio de 2009 e está ativo até hoje. Cerca de 50 usuários vindos da APAE, de faixas etárias diversas, já foram beneficiados pela iniciativa. Como resultados, ela vê melhorias relacionadas à coordenação motora, conhecimento de letras, cores, pronúncia e comunicação. Dedicada, quando ficou grávida do seu filho Guilherme – hoje com um ano e cinco meses – trabalhou no posto até o dia de ir pra maternidade. “Eu enxergo o Acessa SP como uma grande família,” orgulha-se.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *