Livros fazem parte do Programa de Estímulo à Leitura e projetores incentivam a criação de salas de exibição em cidades que não possuem cinema

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, entregou nesta segunda, 16, mais de 50 mil novos livros a 200 municípios de todo o Estado (confira a lista em http://www.saopaulo.sp.gov.br/usr/share/documents/144.pdf) e anunciou 40 projetores digitais para cidades que não possuem salas de cinema. Participaram da entrega o governador José Serra e o secretário da Cultura, João Sayad.

“Nós estamos muito empenhados no Governo em fomentar o livro. Para se ter uma idéia, na Secretaria da Educação, nós já distribuímos 192 milhões de livros em quatro anos, material para os alunos e professores estudarem”, disse o governador José Serra, enfatizando que “o livro, para nós, é um ser muito presente porque ele é um fator de impulso, felicidade das pessoas, a maior cultura e o maior preparo para vida também”.

O governador ressaltou também outras ações da Cultura de incentivo à leitura – Festival da Mantiqueira, que reúne autores em debates; o Prêmio São Paulo de Literatura, o maior da área no Brasil; Biblioteca São Paulo e a Viagem Literária, na qual escritores vão a 51 municípios para oficinas e reuniões.

A doação dos projetores, inédita no Estado, tem o objetivo de incentivar a criação de salas de exibição de filmes, democratizando o acesso às obras audiovisuais e a formação de um público crítico, além de fomentar a exibição e o intercâmbio e divulgação de informações. Foram doados 40 conjuntos de equipamentos de exibição (uma tela, um projetor de vídeo e um leitor de DVD) e sonorização (uma mesa de som, duas caixas não amplificadas e um amplificador de potência).

O equipamento foi entregue para as prefeituras das seguintes cidades: Agudos, Andradina, Anhumas, Apiaí, Araçoiaba da Serra, Arujá, Avaí, Bananal, Borborema, Cachoeira Paulista, Capela do Alto, Casa Branca, Castilho, Cubatão, Dobrada, Dois Córregos, Estrela d´Oeste, Fartura, Floreal, Ilha Solteira, Jandira, João Ramalho, Macatuba, Miracatu, Nova Odessa, Novo Horizonte, Oscar Bressame, Orlândia, Palmital, Presidente Epitácio, Quatá, Rifaina, Santa Branca, Santa Izabel, Santana de Parnaíba, Serrana, Taguai, Tanabi, Taquarituba e Três Fonteiras. Nelas, espaços públicos como auditórios e bibliotecas poderão ser utilizados para a instalação dos projetores digitais.

Já a doação dos livros faz parte do Programa de Estímulo à Leitura da Secretaria, que renova e amplia o acervo das bibliotecas públicas municipais para facilitar o acesso às informações e fomentar as condições de atendimento adequado aos estudantes e à população em geral. Os representantes das duzentas cidades levaram para o acervo de suas bibliotecas kits com 273 títulos comprados pela Secretaria de Cultura, que incluem best sellers como Harry Potter e o Cálice Sagrado, de J.K. Rowling; literatura intanto-juvenil, como Circo de Palavras, de Millôr Fernandes; volumes de poesia como Eu Passarinho, de Mário Quintana; e literatura adulta como Memórias de Minhas Putas Tristes, de Gabriel Garcia Marquez, entre muitos outros.