Todos os dias, milhões de bits de informação circulam pela internet, numa troca frenética jamais vista na história da humanidade.

Nesse vídeo, produzido pelos estudantes José Roberto Paraíso, Manoel Castelo e Marcílio Soares, jornalistas dão sua opinião sobre o que muda nas formas de circulação da notícia com o advento da rede mundial de computadores.



Desde que inventou a escrita, o homem se comunica. Na Grécia Antiga, os acontecimentos das cidades eram transmitidos por poetas, que passavam em cada vilarejo contando as notícias – eram os aedos, ou rapsodos. Na idade moderna, o alemão Johannes Gutenberg inventou a impressão de livros e publicações utilizando tipos móveis. Com sua invenção, tornou-se possível a impressão em série, revolucionando a imprensa e a forma de o homem se comunicar.

No início do século XX, o advento do rádio levou a informação a uma nova era, a da comunicação em massa. A TV veio para desenvolver ainda mais as possibilidades dessa forma de disseminar informações.

Chegamos ao século XXI e as comunicações, que pareciam ter alcançado sua máxima potência com as imagens da TV, sofrem um novo impacto: o da internet. Sem muitas pretensões na época de sua criação, a internet se desenvolveu em ritmo frenético, aliando texto, imagem e som digitais com a conexão em rede mundial e a possibilidade de cada pessoa acessar, de onde estiver, quando quiser, livremente, o conteúdo que nela circula. Chegamos na era da informação na internet.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *