Mostra apresenta obras da designer e arquiteta Clementina Duarte ao lado de obras das coleções dos Palácios do Governo

O Palácio dos Bandeirantes promove a partir desta terça-feira, 30, a exposição Diálogo de Formas: Clementina Duarte e o Acervo Artístico dos Palácios. A proposta da mostra, que fica em cartaz até o dia 25 de julho, é promover reflexões entre as linhas tênues da arte e do design.

As obras expostas da designer e arquiteta Clementina Duarte mostram um diálogo entre as formas da sua produção de jóias nos anos de 1960 a 1980 e algumas obras das coleções dos Palácios do Governo de São Paulo. A precisão da linha do desenho para dar forma às jóias-esculturas de Clementina Duarte é associada na exposição com obras de artistas como Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Amilcar de Castro, Claudio Tozzi, Emanoel Araújo, Arnaldo Pedroso D’Horta, Samson Flexor, Wesley Duke Lee, Alfredo Volpi, Maria Bonomi, Oswald de Andrade Filho e Júlio Guerra, entre outros.

A curadora do Acervo dos Palácios do Governo, Ana Cristina Carvalho, destaca a proximidade da artista e suas relações com alguns nomes importantes da arquitetura, moda e design das décadas de 1960 e 1970 em Paris: “As linhas do desenho de Clementina recebem as influências de Oscar Niemeyer, de Le Corbusier e de Charlotte Perriand, que ela interpreta com formas soltas e ergonômicas”, explica.

Formada em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco, Clementina Duarte tem experiência adquirida em quase 45 anos de carreira, iniciada pelo Institut d’Art et Métiers, em Paris. Recebeu prêmios de Melhor Desenho de Jóias na XI Bienal de Arte, em São Paulo, e na I Bienal Brasileira de Design. A artista prioriza a produção de peças genuinamente brasileiras e, para tanto, emprega a utilização de pedras brasileiras e, além dos artistas mencionados, busca inspiração na arquitetura barroca.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo
Grátis

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *