Em todas as unidades do CIC, comunidade tem acesso a cursos de línguas, profissionalizantes, esportes e atividades físicas


O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, divulga a agenda de março de 2010, com várias atividades voltadas à população. Os dez postos fixos localizados em regiões periféricas das cidades de São Paulo, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas terão programação com oficinas, debates e atrações culturais.

Em todas as unidades do CIC, a comunidade tem acesso a cursos de línguas, profissionalizantes, esportes e atividades físicas, entre outros. Iniciação musical também está presente nos postos fixos, além de cursos de dança, como jazz e hip hop e ballet.

As oficinas complementam os cursos de reforço para ensino fundamental, além do cursinho pré-vestibular e alfabetização de jovens e adultos, dados pela rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes), além dos encontros de orientação vocacional.

Nos postos fixos, a população tem acesso a serviços públicos gratuitos, que proporcionam orientação jurídica, emissão de documentos como RG, 2ª via de certidões, carteira de trabalho, além de atestados de antecedentes.

Reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic)

O Clic é um conselho composto por membros da sociedade civil e representantes governamentais. Entre as responsabilidades do conselho estão a captação de demandas da região onde se localizam os CICs e a construção ou encaminhamento de políticas e ações voltadas para o desenvolvimento local, por meio da articulação social. Em dezembro, os Clics de Campinas, Francisco Morato, Feitiço da Vila, e Sul se reúnem para debater as demandas de cada posto fixo. A primeira reunião deste mês foi realizada na terça-feira, 2, no Clic Campinas.

Confira as datas dos próximos encontros:

Clic Sul – 3 de março
Clic Norte – 11 de março
Clic Oeste- 13 de março
Clic Feitiço da Vila – 24 de março
Clic Francisco Morato – 31 de março

Eventos itinerantes

Em março, a comunidade que reside próxima a um centro de integração poderá participar de diversas atividades de cultura, saúde, beleza e lazer. Durante o mês, os postos do CIC Norte, Sul, Francisco Morato e Casa da Cidadania promovem o Mini-Jornada, evento quinzenal que oferece prestação de serviços públicos itinerantes a populações de baixa renda nas regiões periféricas do entorno do posto fixo. Veja a programação:

Mini-jornada

CIC Francisco Morato
11 de março – Associação Anjo da Luz Comunitária de Cidadania da Cidade

CIC Norte
22 de março – EMEF Otávio Pereira Lopes

CIC Casa da Cidadania
26 de março – Associação de Assistência à Criança Santamarense

Jornada da Cidadania

CIC Norte

13 de março – Igreja Santuário Virgem dos Pobres
27 de março – Educandário Dom Duarte

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que garante o acesso à justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas das cidades de São Paulo (norte, sul, leste e oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Nas unidades do CIC, a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos. Também são realizadas oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização sobre direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Clique em http://www.justica.sp.gov.br/Noticia.asp?Noticia=4186 para conferir a programação completa.

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *