Programa tem mais de 1,9 milhão de usuários cadastrados

O programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, superou a marca de 45 milhões de atendimentos realizados. Ao todo, são mais de 1,9 milhão de cidadãos cadastrados no serviço que oferece o acesso gratuito à internet banda larga em mais de 500 municípios paulistas.

Para usar livremente os computadores nos postos, é necessário preencher um cadastro e retirar a senha que dá direito ao acesso em um intervalo de 30 minutos. O uso é ilimitado. Se ao término do período não houver fila de espera, o usuário poderá continuar utilizando o serviço. Do contrário, basta apanhar uma nova senha e aguardar sua vez. O cidadão pode consultar o endereço e horário de funcionamento do programa em seu município pelo site www.acessasp.sp.gov.br .

O programa consolida a política de promover a inclusão digital no Estado de São Paulo, conforme mostra edição recente da Ponline, pesquisa realizada anualmente para avaliar o perfil do usuário do Acessa SP. A pesquisa apontou que houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da freqüência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos.

Plano de Expansão

A cobertura do programa Acessa SP está sendo ampliada no Estado de São Paulo. Desde 2007, quando teve início o Plano de Expansão do programa, foram entregues mais de 250 unidades. A meta é atender até 2010 a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse. Atualmente, são 595 unidades distribuídas em 524 municípios. O Acessa SP é um programa vinculado à Secretaria de Gestão Pública do Estado e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *