Serão instalados 320 equipamentos, mutuários receberão orientações sobre uso dos equipamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a CPFL Energia realizaram no sábado, 10, evento em Araraquara, para orientar os mutuários dos conjuntos habitacionais Araraquara L e M sobre uso do aquecedor solar. Nesses dois empreendimentos serão instalados 320 kits do equipamento.

Araraquara é o quarto município a receber os equipamentos fornecidos pela concessionária, cumprindo a primeira etapa do convênio firmado entre CDHU e CPFL em dezembro de 2009. O acordo prevê a instalação de 6.691 mil aquecedores solares em conjuntos já entregues pela Companhia em 14 cidades paulistas. Durante o evento, o sistema de aquecimento será instalado em uma das 320 casas que compõem os conjuntos. Os moradores participarão da demonstração e da visitação à unidade.

Além dos aquecedores, o acordo entre as empresas estabelece ainda a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, de alta eficiência energética, e a troca do chuveiro convencional por um com sistema híbrido, que opere com o aquecedor solar e energia elétrica de baixa potência, com dispositivo eletrônico para controle de temperatura.

O sistema de aquecimento solar possui dois componentes básicos: o coletor e o reservatório térmico. O coletor é instalado sobre o telhado e absorve o calor, aquecendo a água que circula em seu interior. A água aquecida é armazenada no reservatório, que varia de tamanho conforme a necessidade de consumo, e então é destinada exclusivamente para o banho.

Com esse sistema, é possível reduzir significativamente o consumo de energia elétrica. Segundo estudo da consultoria Biofinance, encomendado pela CDHU, a instalação de 30 mil aquecedores pode reduzir a emissão de CO2 em 4,7 mil toneladas ao longo de 10 anos. Até o fim de 2010, o estado de São Paulo terá um total de 30 mil residências da companhia adotando este sistema.

Além de Araraquara, mais três cidades já receberam os equipamentos da CPFL: Jundiaí, Piracicaba e Marília. Outros municípios, como Americana, Araçatuba, Bauru, Franca, Indaiatuba, Itu, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba também farão parte do programa. Este é o segundo convênio deste tipo firmado pelo Programa de Eficiência Energética da CDHU. O primeiro, assinado com a Bandeirante Energia, já está em andamento desde 2008 e deverá instalar 4,8 mil aquecedores.

Ações sustentáveis na área da habitação de interesse social

A Secretaria da Habitação e a CDHU adotam uma série de medidas para que seus conjuntos habitacionais sejam ecologicamente sustentáveis. No ano passado, o Governo Estadual, por meio das Secretarias da Habitação e do Meio Ambiente, assinou protocolo de cooperação com as principais entidades da indústria da construção civil e do ramo imobiliário para promover o desenvolvimento sustentável do setor.

Em 2007, foram assinados dois documentos visando diminuir o impacto causado ao meio ambiente com a construção de moradias de interesse social, viabilizadas com recursos do Estado. Pelo protocolo de cooperação com a Secretaria do Meio Ambiente, a CDHU se comprometeu a adotar critérios de preservação ambiental durante o projeto, construção e habitação dos empreendimentos. Entre os compromissos estão: minimizar os resíduos de matéria-prima durante a obra; comprar insumos de empresas que respeitem protocolos de sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente; utilizar madeira com certificado de origem; cobrar regulagem dos veículos de transportadoras de insumos; promover a destinação adequada de resíduos de obras ou demolições; contribuir com a arborização do entorno dos conjuntos; reflorestar áreas de margens de cursos d’água existentes nos empreendimentos, entre outros.

A CDHU firmou também um termo de cooperação com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para unir conhecimento técnico, recursos materiais e financeiros para promover estudos tecnológicos voltados ao uso racional de recursos naturais e ao emprego adequado de materiais nas construções realizadas pela Companhia.

Da CDHU

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *