Uma dos principais destaques do evento foi a migração de 90 mil máquinas da Petrobras para o sistema BrOffice

Foi realizado nos dias 15 e 16 de abril a quarta edição do Encontro Nacional BrOffice.org que reuniu, através de videoconferência, desenvolvedores, usuários e colaboradores do sistema em 26 estados brasileiros.

Além de apresentar as funcionalidades do programa a todos os interessados, o encontro nacional teve também como objetivo mostrar os projetos e atividades que a equipe do BrOffice tem realizado.

Para Luiz Oliveira, coordenador nacional do Gubro (Grupo de Usuários do BrOffice), o encontro deste ano acontece num bom momento da comunidade. “Temos a nova revista BrOffice.org, estamos efetuando mudanças no portal, houve melhorias no suporte, novos servidores”, diz Luiz. Uma outra novidade que foi apresentada no encontro trata-se da migração de 90 mil máquinas da Petrobras para o sistema BrOffice.

Para outra participante do evento, Vera Lucia Cavalcante, coordenadora estadual do Gubro em São Paulo, a quarta edição do Encontro Nacional BrOffice teve algumas diferenças com relação a edições anteriores. “Houve um interação com outros países, foi muito focado no mercado brasileiro e não foi tão técnica como as outras. Desta vez os assuntos foram mais abrangentes, conseguiu-se alcançar várias pessoas”, relata ela.

O encontro Nacional BrOffice é realizado desde 2006, sempre por meio de videoconferência. Somente em 2009 não aconteceu o encontro. Para um dos palestrantes do evento, Jomar Silva, engenheiro eletrônico e membro do OASIS ODF TC, comitê internacional que desenvolve o padrão ODF (utilizado no BrOffice), o Encontro Nacional BrOffice possui grande importância para a comunidade e para o país. “É um esforço muito importante para promover grande interação (entre membros da comunidade e usuários). São dois dias para mostrar um panorama global do que está acontecendo”, afirma. Jomar destaca também a grande repercussão que o evento tem fora do Brasil. “Iniciativas de software livre proporcionaram a brasileiros a participação em projetos internacionais”, completa.

O BrOffice.org é um pacote de escritório livre que, de acordo com a ONG, já atingiu a marca de 15 milhões de usuários no país. Os aplicativos podem ser baixados e utilizados gratuitamente, tanto por usuários domésticos quanto por empresas.

Saiba mais sobre o pacote BrOffice.org no site da ONG, em http://www.broffice.org/ .

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *