A programação começou às dez da manhã e só acabou às dez da noite, com uma sessão de cinema ao ar livre

As Jornadas Acessa SP estão só começando e a primeira parada desta trajetória aconteceu na última sexta-feira (23/04), em Ouroeste, há 620 km da capital paulista. O dia foi intenso, com uma programação que incluiu oficinas sobre o site do Cidadão.SP, serviços de Governo Eletrônico e a Rede de Projetos.

O evento também foi uma oportunidade para a troca de informações e experiências entre os monitores dos postos de Mira Estrela, Macedônia, Indiaporã, Mesópolis e Américo de Campos. A articulação entre os municípios ficou por conta do monitor André Henrique Alonso Esteves, de Ouroeste, que foi pessoalmente em dez cidades fazer o convite nos postos do Acessa SP.

Para Leandra Renata de Souza Pupio, que comanda o Acessa SP de Mira Estrela, o encontro esclareceu algumas dúvidas, principalmente quanto à elaboração de projetos: “Já estou pensando em criar algo relacionado a esporte na minha cidade, onde este tema é muito forte”, planeja.

Os monitores tiveram ainda acesso a materiais explicativos referentes à Nota Fiscal Paulista e ao Guia de Políticas Públicas de Juventude, que chamou a atenção de Sandra Aparecida Rodrigues, monitora do posto de Américo de Campos: “Existem muitos programas e as pessoas às vezes nem sabem que têm direito a eles. Acho importante esclarecer isso para os jovens”, conclui.

Jornada Acessa SP contou com oficina de robótica

Na oficina de montagem e manutenção de computadores, os participantes conhecaram o funcionamento dos principais dispositivos da máquina. Para Alexandre Beloni, monitor do AcessaSP de Ouroeste, a Jornada trouxe novidades importantes: “Acho que essa capacitação pode melhorar o atentimento pois agora temos mais informação pra passar pro usuário, e isso é uma maneira de estimular eles a virem mais no posto.”

Quem sabe faz ao vivo

Na parte da tarde, dois ônibus escolares com cerca de 80 crianças e adolescentes da Escola Municipal José de Souza Cabral chegaram para se juntar à Jornada. Eles participaram da oficina de Robótica, na qual aprenderam como se faz um robô; e de Rádio, que tinha como objetivo trabalhar habilidades de comunicação.

Crianças participam de atividade na Jornada em Ouroeste

Divididos em grupos, eles desenvolveram programas de rádio de um minuto de duração, que foram apresesentados ao vivo por eles no palco da praça central.

Na opinião de Ana Emília Iquegami, diretora Municipal de Educação, o evento abordou o uso da rede e do computador de forma ampla: “Essa Jornada vem realmente acrescentar algo a mais. Na área da educação, a Internet é um instrumento valioso e essas oficinas são muito importantes para nos mostrar técnicas novas.”

Cinema na praça com direito à pipoca

A primeira Jornada Acessa SP foi encerrada em grande estilo, com nada menos do que um cinema a céu aberto, na inauguração do Projeto CinePipoca, do monitor André Henrique Alonso Esteves.

Como a cidade não tem cinema, André imaginou que o projeto poderia trazer, além de cultura e informação, mais uma opção de diversão para os moradores da cidade. Mais de 200 pessoas estiveram presentes no evento, que contou também com a cobertura jornalística da TV TEM e com muita pipoca para todos os participantes.

Público acompanha sessão de filme no escurinho da praça

Sueli Regina Thomé é moradora de Ouroeste e veio conferir a novidade com a irmã, Célia Regina Thomé, que é aluna de André no Projeto Idosos OnLine: “Nós fomos as primeiras a chegar! Faz mais de 20 anos que não vou a um cinema e, da última vez que eu fui, tive que viajar pra outra cidade. Fiquei bem feliz porque além de ser uma forma de lazer, acaba sendo um ponto de encontro para as pessoas.”

Com o resultado do trabalho, André só tem a comemorar: “Foi maraviolhoso, eu jamais esperava este retorno. Isso com certeza me motiva ainda mais a dar continuidade a esse projeto.”

As Jornadas Acessa SP foram criadas com o objetivo de levar novidades, informações e atividades para usuários do interior do Estado. Serão realizadas mais quatro edições, até o mês de julho, passando por Assis, Rio Claro, Itu e em um posto da capital paulista.