Com diversas atividades, prestação de serviços, lazer e diversão, objetivo do evento é promover a cidadania por meio da Internet

Uma semana inteira dedicada a mostrar para crianças, jovens e adultos um pouco mais sobre cidadania e como é possível exercê-la por meio da Internet. É esse o objetivo da Primeira Semana de Inclusão Digital em Pirambóia, realizada pelo Acessa SP do distrito de Pirambóia em parceria com a Prefeitura Municipal de Anhembi. Até o próximo sábado, 08/05, serão realizadas diversas atividades, que vão de palestras sobre como abrir uma pequena empresa até oficinas que ensinarão a utilizar recursos do computador e formas de usufruir de serviços públicos através da Internet. Todas as atividades acontecem no posto do Acessa SP de Anhembi-Pirambóia e no Centro Comunitário da cidade.

Com o tema “Inclusão digital promovendo a cidadania”, a semana foi idealizada pela antiga monitora do Acessa SP de Pirambóia, Madalena Carneiro, que agora é responsável pelo Setor de Inclusão Digital da Prefeitura de Anhembi. Com a ajuda da nova monitora do posto, Talita Ponce Faria, Madalena fez contatos com órgãos como o Sebrae e a Sabesp para firmar parcerias e promover as palestras e oficinas. “Vamos aproveitar os locais que temos na cidade para acessar a Internet que muita gente não conhece e nem sabe o que é”, diz Madalena.

Um dos destaques da programação é a oficina com o “Projeto Dedos e Pincéis”, na qual crianças aprenderão, desenhando, a criar e utilizar um blog. Entre as outras diversas atividades da semana estão a “Hora do Conto”, com “contação” de histórias para crianças, o “Mini-Cinema”, com projeção de filmes para crianças e jovens, a oficina “Nota Fiscal Paulista”, voltada para esclarecimentos sobre esse serviço, palestras sobre “Micro-Empreendedorismo” e “Desenvolvimento Sustentável”, oficina de “Como Fazer um Currículo” e oficina de “Cadastro no Emprega São Paulo”.

Para a organizadora do evento, a idéia é que todo participante de alguma atividade da semana conheça o programa Acessa SP, faça um cadastro e se torne um novo usuário. “O Foco é divulgar o programa de inclusão digital e incentivar as pessoas a utilizarem as tecnologias da internet”, afirma Madalena.

A semana termina em grande estilo, com diversas apresentações culturais, dentre as quais uma apresentação do Projeto Samba Vida, realizado com crianças carentes do município de São Manuel.

Confira a programação!

Inclusão Digital Promovendo a Cidadania – 1º Semana da Inclusão Digital em Pirambóia

Local: Posto AcessaSP

- Oficinas de Redes Sociais – 8h