Municípios integram o Plano de Expansão do programa

Os postos do programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, completam em maio o primeiro ano de atendimento em Caieiras e Franco da Rocha, municípios pertencentes à Região Metropolitana de São Paulo. Juntas, as unidades ultrapassam a marca de 54,8 mil acessos gratuitos à internet banda larga realizados neste período.

Os moradores de Caieiras contam com o serviço desde 19 de maio do ano passado. Neste intervalo, o programa realizou mais de 19,7 mil atendimentos. O posto oferece dez computadores para uso da população.

Franco da Rocha, atendido pelo Acessa SP desde 2006, recebeu o segundo posto do programa também em maio de 2009, instalado na Vila Bazú. Em um ano de funcionamento, a sala registrou 35.109 acessos à internet. No município, o programa, que acumula 120,5 mil atendimentos prestados, oferece 19 computadores para uso da população.

Na região metropolitana de São Paulo existem 70 postos do programa, dos quais 34 estão instalados na capital. Juntas, as unidades possuem 800 computadores com capacidade para prestar 107 mil acessos por mês.

“O Acessa SP é um programa com um grande alcance social, pois atende a quem mais precisa. São usuários de todas as idades que vão aos postos para desenvolver desde suas atividades profissionais a trabalhos escolares, ou, simplesmente, para acessar páginas de entretenimento”, afirma o secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro.

Perfil dos usuários

Realizada anualmente, a pesquisa Ponline avalia o perfil do usuário do programa Acessa SP, a partir de questionários respondidos online. Na mais recente versão, divulgada em 2009, foram entrevistados 8.268 cidadãos. A pesquisa apontou que houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da freqüência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos.

A sondagem também revela que o jovem é um típico frequentador dos postos. A média de idade dos usuários é de 22 anos. A pesquisa mostra que 80% dos usuários têm até 29 anos. Embora predomine o uso dos computadores do Acessa SP pelo público jovem, a amostragem assinala um aumento dos usuários com idade acima dos 30 anos. Comparado à pesquisa feita em 2007, o público na faixa etária dos 30 aos 39 anos aumentou de 10% para 12%, em 2008. Houve ligeiro aumento no público com idade entre 20 e 24 anos, de 15% para 16%, na comparação.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 45,7 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,9 milhão de usuários cadastrados. Ao todo, são 601 postos em funcionamento em 529 municípios, com mais de 4,7 mil computadores e 1,2 mil monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Serviço

Acessa SP de Caieiras
Endereço: Rua Bolívia, nº 470 (Secretaria Municipal de Educação)
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
Computadores para usuários: dez
Capacidade mensal de atendimentos: 3,2 mil
Atendimentos acumulados: 54.865

Acessa SP de Franco da Rocha (Vila Bazú)
Endereço: Rua Paoli, nº 51
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Computadores para usuários: dez
Capacidade mensal de atendimentos: 3,2 mil
Atendimentos acumulados: 35.109

Acessa SP de Franco da Rocha (Centro)
Endereço: Rua Amália Sestine, nº 85
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Computadores para usuários: nove
Capacidade mensal de atendimentos: 2,8 mil
Atendimentos acumulados: 85.443

Da Secretaria de Gestão Pública

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