As irmãs Célia Regina Thomé e Sueli Regina Thomé moram na cidade de Ouroeste, que fica há 620 km da capital paulista. No último dia 23/04, elas marcaram presença na inauguração do projeto CinePipoca, desenvolvido pelo monitor André Henrique Alonso Esteves, que foi criado para trazer mais uma opção de lazer à cidade.

Na ocasião, foram montadas cadeiras, telão e sistema de som bem no meio da praça central para uma plateia de cerca de 300 pessoas – ávidas pela novidade, já que o cinema mais próximo de lá, segundo André, fica a 35 km, em Fernandópolis.

Célia também é usuária do posto do Acessa SP, e, recentemente, se interessou pelo projeto Idosos Online, também coordenado pelo monitor André. Se inscreveu, virou uma aluna fiel, fez novos amigos e passou a sair mais de casa, hábito que não fazia parte da sua rotina. Ela nasceu com paralisia cerebral e, por ter algumas limitações, passou boa parte da vida sem ter muito contato com pessoas que não fossem da sua própria família.

A irmã Sueli confirma que, depois que passou a frequentar as aulas, Célia teve uma grande evolução na parte comportamental: “Antes minha irmã era uma pessoa muito fechada. Com o projeto ela criou laços de amizade e abriu a mente para aprender outras coisas. Ela passou a ter vontade de sair e a parte social melhorou 100%.”

Célia conta que antes não sabia nem ligar o computador, agora, gosta de digitar textos no Word e pesquisar receitas na Internet, que passa para a irmã Sueli já que ela não leva muito jeito na cozinha: “Eu estou muito feliz com o projeto. Fiz muitos amigos e hoje faço várias coisas. Até notebook tenho agora! Também participo de um coral e faço aula de hidroginástica.”

De acordo com Sueli, o CinePipoca também foi uma ótima oportunidade para elas se divertirem e encontrarem amigos: “Fiquei bem feliz porque além de ser uma forma de lazer acaba sendo um ponto de encontro. Nós fomos as primeiras a chegar! Fazia mais de 20 anos que não ia a um cinema”, lembra.

Confira como foi o CinePipoca e conheça também o projeto Idosos Online!

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *