Objetivo é estimular o consumidor a recorrer às ouvidorias e pressionar uma melhora nessa instância de atendimento

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, oferece em seu site uma lista com os contatos das ouvidorias de algumas das grandes empresas dos setores de telefonia, bancos, indústria e construção, entre outras. O internauta também encontra um informativo eletrônico que irá orientá-lo sobre a utilização das ouvidorias como canal alternativo na solução de conflitos.

O objetivo é estimular os consumidores que enfrentam conflitos de consumo a recorrerem a essa instância de atendimento das empresas.

O papel das ouvidorias é buscar soluções rápidas e efetivas no âmbito das próprias instituições, além de influenciar na melhor adequação dos processos das empresas em favor dos interesses de seus clientes. Deste modo, o Procon-SP considera fundamental estimular a implantação e a correta atuação destes setores nas empresas de modo a favorecer os consumidores, que ganham em agilidade e acesso a solução de seus problemas.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto com a Associação Brasileira de Ouvidores, a ouvidoria do Banco Central (Bacen) e a Associação Brasileira de Relacionamento com os Clientes (Abrarec).

Do Procon

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