Município integra o Plano de Expansão do programa

Moradores de Cândido Mota, município da região administrativa de Marília, são atendidos há um ano pelo programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP. A unidade acumula 8,5 mil acessos gratuitos à internet banda larga realizados por 800 usuários.

No município, o programa oferece seis computadores para uso da população, com capacidade para prestar 1,8 mil atendimentos por mês. O Acessa SP de Cândido Mota está localizado à Praça Monsenhor David, nº 7, Centro – anexo à Biblioteca Municipal –, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mulheres e jovens representam a maior parte do público que utiliza o posto. É o que mostra a Ponline, pesquisa anual que tem o objetivo de avaliar o perfil dos usuários do programa. Em sua sétima edição, a amostragem assinala que 67% dos frequentadores do Acessa SP de Cândido Mota têm idades entre 11 e 24 anos. Mais da metade é mulher, 60%, mesmo percentual de respondentes que são estudantes.

Na região de governo de Assis, que integra o município de Cândido Mota, a maioria (87%) dos usuários do programa tem idades entre 11 e 24 anos. Estudam 74% dos respondentes da pesquisa na região. Quanto ao grau de instrução, 35% possuem ensino fundamental, 20% médio, e 5% superior. Trabalham 13% dos usuários e 70% tem renda familiar mensal de uma a dois salários mínimos.

Expansão
O programa Acessa SP cobre 90% da região de Marília. Ao todo, são 46 postos que permitem realizar 45 mil atendimentos por mês. Na fase de ampliação do programa, iniciada em 2007 com o objetivo de atender a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse em ter um posto do programa, foram entregues 23 salas na região.

“O Acessa SP é um programa com um grande alcance social, pois atende a quem mais precisa. São usuários de todas as idades que vão aos postos para desenvolver desde suas atividades profissionais a trabalhos escolares, ou, simplesmente, para acessar páginas de entretenimento”, afirma o secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 46,7 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,9 milhão de usuários cadastrados. Ao todo, são 601 postos em funcionamento em 529 municípios, com mais de 4,7 mil computadores e 1,2 mil monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Serviço:
Acessa SP de Cândido Mota
Abertura: 15 de junho de 2009
Endereço: Praça Monsenhor David, nº 7, Centro (anexo à Biblioteca Municipal)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Computadores para usuários: 6