Dois participantes conseguirm emprego ao participarem do projeto onde aprenderam também a elaborar currículos

Foram entregues na noite desta terça-feira, dia 22/06, os certificados de conclusão de curso aos 12 alunos da oficina Capacitação Digital, projeto desenvolvido no posto do Acessa SP do Metrô Sé. Uma cerimônia especial foi realizada para comemorar o encerramento do curso, que teve início no dia 01 de abril.

O objetivo das oficinas era capacitar pessoas, que tinham pouco contato com o computador, a utilizarem tecnologias digitais de forma que tais tecnologias passassem a ajudá-las em seu dia-a-dia, como na busca de emprego, por exemplo.

Ao longo do projeto, os participantes tiveram orientações sobre hardware, montagem e manutenção de computadores, limpeza de sistema, navegação segura, confecção de currículo, criação e apresentação de PPT (Power Point), conduta e oratória em entrevistas de emprego.

“Ainda existe muita gente que acha que o computador morde, por isso a inclusão digital é importante”, diz Emilio Cosme Junior, supervisor do posto do Metrô Sé.

Outra atividade relatada pelo monitor foi a criação de um e-mail exclusivamente para o projeto. Ao longo das aulas, os alunos a enviavam anotações das atividades para este novo endereço. “Sempre pedíamos para mandarem o que foi feito em aula para um amigo com cópia para o e-mail do projeto. A ideia era também fazer com que eles pudessem pegar mais prática e habilidade ao mexer no e-mail”, explica Junior.

Dois usuários conseguem emprego

Antes de ser finalizado, o projeto já apresentava resultados positivos na vida de alguns participantes. “Duas pessoas arrumaram emprego, um em uma transportadora, outro em uma lan house”, conta Junior.

No início do projeto, foi feita uma pré-seleção dos inscritos pelos organizadores, que escolheram aqueles que aparentemente tinham mais dificuldade e necessidade de aprender a mexer no computador. Foram selecionadas 24 pessoas, sendo que só 12 concluíram o processo.

“Na última aula, fizemos uma pequena avaliação do curso e o resultado foi bem positivo, eles gostaram bastante”, enfatiza Junior.

O Projeto Capacitação Digital, inscrito na Rede de Projetos do Acessa SP, foi criado pelos projetistas Plinio Parente, monitor do Acessa SP Metrô Sé, Emilio Cosme Junior, supervisor do posto, e Fernando Simões, voluntário no projeto.

Segundo os organizadores, uma nova turma deverá ter início em agosto.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *