Programa de inclusão digital do governo do Estado tem um espaço exclusivo para estimular o aprendizado e oferecer opções de lazer via internet


Com a chegada das férias de julho, as crianças já se preparam para passear, ficar mais com a família, descansar e até mesmo brincar e aprender via computador. O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo de São Paulo, tem uma sala especialmente dedicada aos usuários de até onze anos de idade. O uso do espaço, no posto do Parque da Juventude, zona norte de São Paulo, é totalmente grátis.

A sala é um local exclusivo para a iniciação à informática e também um espaço de ensino e aprendizado constantes. São onze computadores num espaço com decoração lúdica, onde o uso da internet estimula o desenvolvimento da coordenação visual e motora, a criatividade e a iniciativa. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, dois monitores orientam os pequenos usuários, explicam a função de cada parte do computador e os cuidados necessários ao usar o equipamento.

As crianças também aprendem a fazer pesquisas informatizadas e a acessar sites educativos, prezando a questão da segurança na internet. Além das atividades computadorizadas, os freqüentadores podem ler os livros de uma pequena biblioteca adequada à faixa etária e ainda, libertar a veia artística com o material para desenho e pintura disponíveis no local.

O Acessinha SP funciona há quase um ano e já realizou mais de 10 mil atendimentos, seguindo a fórmula padrão do Acessa SP: cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Quando o tempo acabar, é preciso pegar uma senha e voltar ao final da fila.

Programa Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos.

Atualmente, o programa está presente em 529 cidades, dispõe de 601 postos, com mais de 4.700 computadores e 1.200 monitores. Desde que foi lançado, em julho de 2000, já foram cadastrados 1,9 milhão de usuários em todo o Estado e mais de 46,7 milhões de atendimentos foram realizados.

O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso.

A meta do Governo do Estado é levar o Programa Acessa São Paulo para todas as prefeituras paulistas interessadas.

Serviço:

Sala para crianças – Acessinha SP
Público-alvo: crianças e adolescentes até 11 anos
Onde: Posto do Acessa SP no Parque da Juventude
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul n° 2630 – ao lado da estação Carandiru do metrô
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h00 às 18h00
Forma de atendimento: Igual ao Acessa SP: cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Quando o tempo acabar, é preciso pegar uma senha e voltar ao final da fila.
Inscrição: os usuários são cadastrados mediante apresentação de documento e assinatura dos pais e/ou responsáveis
Taxa: gratuito

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *