Arquivo é composto por 219 peças e tem visitação gratuita

As velhas máquinas de calcular e os primeiros computadores são algumas das 219 peças que integram o Museu de Computação Professor Odelar Leite Linhares, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos (a 230 km de São Paulo).

A rápida evolução tecnológica faz muitas máquinas figurarem na lista das peças do museu com mais rapidez que as antigas máquinas de calcular. O visitante poderá se deparar com instrumentos que hoje estão bem distante da realidade dos profissionais, como réguas de cálculo, máquinas de calcular mecânicas ou eletromecânicas, tabelas de funções matemáticas, principalmente as de funções trigonométricas e ábacos de todas as espécies.

O museu herdou parte do acervo do Museu de Instrumentos de Cálculo Numérico, idealizado em 1978 pelo professor Odelar, que foi docente do Departamento de Ciências de Computação e Estatística. As visitas são gratuitas e podem ser realizadas de segunda a sexta, das 8h00 às 18h00, e aos sábados das 9h00 às 12h00. Os grupos de escolas podem agendar visita por meio do telefone (16) 3373-9146. Os interessados também podem fazer uma visita virtual por meio do endereço http://www.icmc.usp.br/~museu/.

Serviço:
Endereço
ICMC Bloco 4 – USP São Carlos
Avenida Trabalhador São-Carlense, 400
Centro – São Carlos – SP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *