A partir desta segunda-feira, dia 27, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, abre 2.730 vagas para cursos gratuitos de capacitação. As inscrições irão até o dia 14 de outubro em todos os CATs – Centros de Apoio ao Trabalho. A qualificação faz parte do projeto Jovens Paulistanos e será distribuída em 11 diferentes áreas. Serão 1045 vagas para a Zona Leste, 760 para a Zona Sul, 370 para a Zona Oeste e 555 para o Centro.

Há 300 vagas para auxiliares de almoxarifado, 140 de cabeleireiro, 285 de departamento pessoal, 255 de crédito e cobrança, 285 de recrutamento e seleção, 180 para garçom, 200 para informática no mercado de trabalho, 140 para manicure/pedicure, 300 para operador de caixa, 330 para organização de eventos e 315 para recreador.

Para os cursos de auxiliar de cabeleireiro, manicure/pedicure e garçom, é necessário apenas o ensino fundamental, para os demais cursos, é preciso estar cursando ou já ter concluído o ensino médio. Os cursos têm carga horária de 80h, com previsão de início para o dia 18 de outubro e aulas de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã, da tarde ou da noite.

O Programa, que já formou 9.209 pessoas, oferece qualificação e preparação para o mercado de trabalho. As inscrições são gratuitas e para se cadastrar em um dos cursos, é preciso ter idade entre 16 e 20 anos, ser domiciliado no município de São Paulo, além de apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e de escolaridade, sendo que não há processo seletivo. Os alunos contam com material didático, kit escolar (pasta/bolsa contendo caneta, lápis, borracha e caderno), lanche e auxílio-transporte.