Fique atento a algumas dicas de segurança que podem evitar riscos reais decorrentes do uso contínuo da web e das redes sociais.
Essa semana foi divulgado um estudo que revelou que 80% das adolescentes brasileiras não se sentem seguras online. Realizado no País pela CPP Brasil (Parceria para a Proteção da Criança e do Adolescente), o levantamento integra a publicação internacional da ONG Plan “Fronteiras Digitais e Urbanas: meninas em um ambiente em transformação.

Entre alguns pontos que se destacaram no estudo, estão alguns riscos associados às novidades tecnológicas. Ficou comprovado que apenas um terço das entrevistadas sabe como denunciar uma situação de perigo na Internet. Embora 60% disseram estar cientes sobre os perigos online, quase 80% afirmaram não se sentirem seguras na web.

A pesquisa ouviu 400 adolescentes de diversos estados brasileiros e teve como objetivo principal mostrar a forma que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) impactam esta faixa etária.

Mas e você, o que anda fazendo para garantir sua segurança e dos seus filhos na rede? Entre os perigos mais comuns estão a divulgação de fotos indevidas, cópia de perfis em redes sociais (como Orkut e Facebook), conversas com estranhos, abusos sexuais, violação dos Direitos Humanos, uso de dados e informações pessoais, entre outros.

Por isso, confira a lista de dicas elaboradas pela Ong Plan, visando diminuir o número de vítimas na grande Internet. Tome nota e previna-se!

1. Nunca revelar detalhes pessoais

2. Nunca enviar fotos

3. Nunca revelar sua senha pessoal

4. Nunca combinar de encontrar alguém pessoalmente

5. Nunca permanecer em uma sala de bate papo se alguém disser ou escrever algo que lhe fizer sentir desconfortável ou preocupado (a)

6. Nunca responder e-mails sugestivos, rudes ou imorais

7. Nunca acreditar em junk mail ou spam

8. Nunca abrir arquivos enviados por pessoas que você não conhece

9. Sempre denunciar quando você vir fotos imorais ou linguagem ofensiva

10. Sempre ser você mesmo (a)

11. O que está publicando online se torna público e nem sempre pode ser removido. Então, jamais escreva sobre amigos, família ou professores.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *