Os mutirões de coleta de Papanicolaou tem como objetivo facilitar o acesso ao exame para as mulheres que trabalham durante a semana

*
o
*

1 de Outubro de 2010 – 10:33
envie por e-mail
Enviar para um amigo
imprimir
Imprimir p?gina
Mutirões de Papanicolaou continuam nas regiões sul e norte da capital
Os mutirões de coleta de Papanicolaou tem como objetivo facilitar o acesso ao exame para as mulheres que trabalham durante a semana. O exame detecta princípios de câncer no colo uterino, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura.

Desde o início do mutirão, em agosto, foram realizados 4.097 exames de Papanicolaou na Zona Sul da Cidade, em 23 AMAs das regiões de Capela do Socorro, Parelheiros, Campo Limpo, M’Boi Mirim e Cidade Ademar. Só no último sábado, foram colhidos 1.095 exames. Na Zona Norte, 85 UBSs realizaram 5.792 exames.

O mutirão é realizado apenas nos sábados e o exame é gratuito. Simples e rápido, deve ser feito por toda mulher que tem ou já teve relação sexual, especialmente aquelas na faixa etária dos 25 aos 59 anos. Basta comparecer à AMA mais próxima de sua residência entre 9h e 17h, com o Cartão SUS ou um documento de identificação. Para quem mora na Zona Sul e quer mais informações, basta ligar para 5686-7298, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h; para as moradoras da Zona Norte, o telefone de contato é o 2224-6850, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

O câncer de colo uterino é atualmente o segundo tipo mais comum entre as mulheres, sendo responsável por 230 mil mortes ao ano em todo o mundo. Por isso, a prevenção é fundamental para combater a doença e realizar o exame é a melhor maneira de identificá-la em seu início, quando pode ser tratada com alta porcentagem de cura.

Da Prefeitura de São Paulo

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *