Criação de blogs por monitores é realidade entre os postos do Acessa SP

“Sejam bem-vindos!” É com essa simpática saudação que muitos blogueiros, em seus primeiros posts, inauguram um novo endereço na já velha conhecida blogosfera. Nos últimos meses, as boas-vindas de um novo blog têm sido frequentes em postos do Acessa SP. A criação dessas ferramentas está em alta entre os monitores do programa de inclusão digital. De 26 blogs contados pela reportagem, 11 deles foram colocados na Web no mês de abril. Só neste ano, a criação de blogs já contabiliza 21 novos “diários virtuais”.

Eles trazem textos sobre inclusão digital e informática feitos a partir de pesquisas no Google ou na Wikipédia, informações sobre sua cidade, fotos e dados de projetos realizados no posto. Surgindo como uma nova onda, a criação de um blog por um monitor do Acessa SP é, na maioria das vezes, motivada por experiência semelhante em alguma outra unidade do programa.

A monitora Bruna Aparecida da Silva, de Arapeí, que levou o posto de sua cidade para endereço http://acessaarapei.blogspot.com/ da blogosfera, conta que a idéia de criar um blog saiu de uma lista interna de e-mails de monitores do Acessa SP. “Vi que tinha um monitor de Pirajú que tinha um blog, então resolvi fazer um para Arapeí”. No blog da cidade do Vale do Paraíba, o foco principal é a publicação de fotos do projeto “Usuário Destaque”. No entanto, textos extras são publicados a partir de sugestões de usuários. “Um pai, preocupado com a relação entre criança e internet, pediu que eu colocasse um texto sobre o assunto na página”, conta Bruna, exemplo do entusiasmo que contagia vários monitores.”Fiz cartaz sobre o blog divulgando a novidade e os usuários do posto ficaram bastante empolgados com ela. Eles leem, comentam, dão dicas”.

Na onda da blogagem, há casos em que blogs foram criados apenas alguns dias depois da abertura do posto. O Acessa SP de Santa Gertrudes, inaugurado em abril deste ano, estreou na Internet, no endereço http://blogacessasantagertrudes.blogspot.com/ , no mesmo mês. O monitor Márcio Guilherme, bacharel em Ciência da Comunicação, conta que o blog surgiu depois que um usuário conseguiu um emprego com currículo criado num computador do posto. “O gestor (Rafael Paulucci) sugeriu divulgar frutos como esse. Fucei na internet e achei essa possibilidade de fazer um blog, de forma gratuita”, diz Márcio, contando que não era blogueiro até então e que ainda está pesquisando ferramentas de criação e publicação de um blog. “Pretendo gerar oficinas no posto e divulgar tudo no blog”.

Comunidade que cresce unida permanece unida

Ainda com poucos posts, um relojinho chama a atenção no alto do blog. O contador de visitantes ronda os primeiros 100 acessos. No título, o nome do posto do Acessa SP indica a cidade de origem da página e na lateral, uma lista com links de outros blogs mostra que este não está sozinho. Uma das características da onda de criação de blogs em postos do Acessa SP é a colaboração entre os monitores. Os que sabem, se dispõe a ajudar os que não dominam as ferramentas de criação e publicação.

Foi com a ajuda de colegas mais experientes em blogagem que o monitor Luiz Ricardo deu novo endereço ao posto de Macedônia, cidade próxima a Fernandópolis, agora também localizada em http://conexaomacedonia.blogspot.com/ . Ele conta que já acompanhava outros blogs de monitores, como o de Muriel Jairo, de Pirangi, e contou com a ajuda do monitor Tharsis Heber, de Piraju, para fazer o seu. “Agora que estou blogando, me deram a sugestão de ensinar a blogar também. Estou gostando da idéia, tenho tido retorno, recebo comentários na Rede de Projetos, é bem bacana ter um blog”, comenta.

A distância entre as cidades é superada pela aproximação propiciada pela internet. A ajuda acontece via e-mail pessoal ou pelo MSN, com acompanhamento passo-a-passo de cada ação para a criação do blog, conta Muriel Jairo Brefore. Técnico em informática, ele já ajudou vários monitores a criarem blogs, postarem vídeos, colocarem o relojinho na home… “Eu já dava aula em escola de informática, para mim a parte técnica do blog não é difícil. Eu ajudo mostrando como postar uma foto no Picasa, como pegar a URL e colocar no blog”, conta Muriel. Gabaritado na área, ele deu ao posto de sua cidade, Pirangi, dois endereços na Internet. Em http://acessasp-pirangi.blogspot.com/ está o blog do próprio posto, criado em março. Em http://conhecendominhahistoria.blogspot.com/ , o blog de seu projeto de maior visibilidade, o “Conhecendo Minha História”, na Web desde abril.

Criador de um dos blogs mais antigos de um posto do Acessa SP – o de Piraju, que há um ano está em http://www.acessapiraju.blogspot.com/ – o monitor Tharsis Heber é outro que divide o tempo de suas próprias blogagens com a ajuda a outros monitores. Diante da grande demanda por dicas e solução de dúvidas, Tharsis resolveu criar, junto com outros colegas, o Help Center, um blog destinado exclusivamente para ajudar monitores do Acessa SP em questões técnicas. “Pensei numa maneira de criar uma central em que todas as dúvidas ficariam registradas”.

O Help Center, criado em abril deste ano, conta com uma boa frequência de postagens – média de mais de uma por dia. Raphael Bermejo, monitor de Santa Cruz do Rio Pardo e um dos colaboradores do blog, diz que a iniciativa não visa apenas ajudar os novos blogueiros, mas todos monitores nas mais variadas dúvidas. Além de tutoriais, o Help Center, apelidado de “Blogopédia”, contém um catálogo com 23 blogs feitos em postos do Acessa SP.

É certo que os blogs dos postos do Acessa SP já surgem com um desafio pela frente, o de atrair usuários para seus endereços eletrônicos. No entanto, nessas empreitadas virtuais, mais de 20 postos do Acessa SP já estão utilizando os blogs para articularem as iniciativas inscritas na Rede de Projetos. Muitos deles, inclusive, são feitos para serem alimentados pelos próprios usuários. “O blog é pensado dentro de um projeto, que é voltado para o usuário. É ele quem acaba sendo o blogueiro, no final das contas”, conta Tharsis, se referindo ao blog de Piraju. Nesse cenário, se for mantido o mesmo entusiasmo, 2010 poderá ser considerado o ano do blog no programa Acessa SP, uma onda contra a maré de Twitter, Facebook e outras mídias sociais.

Veja a atualização dos blogs em http://pipes.yahoo.com/acessasp/blogs

Confira a relação de blogs e o mês em que cada um fez sua primeira postagem:

Arapeí (abril/2010) http://acessaarapei.blogspot.com/

Barão de Antonina (abril/2010) http://bibliotecaeacessaantonina.blogspot.com/

Bebedouro (março/2010) http://acessaspbebedouro.blogspot.com/

Cravinhos (maio/2010) http://acessasp-cravinhos.blogspot.com/

Descalvado (abril/2010) http://acessaspdescalvado.blogspot.com/

Dourado (maio/2008) http://douradocidadeonline.blogspot.com/

Guararapes (abril/2010) http://acessaguararapes.blogspot.com/

Guarujá (abril/2010) http://acessaspguaruja.blogspot.com/

Ilha Solteira (maio/2009) http://inclusaodigitalilhasolteira.blogspot.com/

Jales (maio/2010) http://jacessasp.blogspot.com/

Macedônia (maio/2010) http://conexaomacedonia.blogspot.com/

Morro Agudo (maio/2010) http://acessamagudo.blogspot.com/

Ourinhos (maio/2010) http://acessaspourinhos.blogspot.com/

Palestina (abril/2010) http://acessaspdepalestina.blogspot.com/

Pindamonhangaba (dezembro/2008) http://artepinda.blogspot.com/

Piraju (maio/2009) http://www.acessapiraju.blogspot.com/

Piraju – Copa no Acessa: (maio/2010) http://copanoacessa.blogspot.com/

Pirangi (março/2010) http://acessasp-pirangi.blogspot.com/

Pirangi – Projeto Conhecendo Minha História (abril/2010) http://conhecendominhahistoria.blogspot.com/

Pirassununga (maio/2009) http://acessapira.blogspot.com/

Sagres (maio/2010) http://projetodeinclusaodigital.blogspot.com/

Santa Adélia (março/2010) http://talentoacessa.blogspot.com/

Santa Gertrudes (abril/2010) http://blogacessasantagertrudes.blogspot.com/

Serra Azul (abril/2010) http://acessasp-serraazulcultura.blogspot.com/

Vargem Grande do Sul (abril/2010) http://acessavgsul.blogspot.com/

Help Center: (abril/2010) http://www.helpacessasp.blogspot.com/

Mira Estrela: (junho/2010) http://acessaspmiraestrela.blogspot.com/

Cândido Mota: (maio/2010) http://acessacmota.blogspot.com/

Indiaporã (abril/2010) http://indiaporaacessa.blogspot.com/2010_04_01_archive.html

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *