O monitor do Acessa SP de Macedônica, Luiz Ricardo Toninho de Jesus,criou um blog do posto (http://conexaomacedonia.blogspot.com/p/macedonia.html) local e divulgou um pouco da história da sua cidade. Confira.


Em 1946 a cidade de Macedônia surgiu em terras doadas pelo Coronel João Candido de Mello e Souza e sua Esposa Dª Maria Augusta de Azevedo Mello, idealizado e executado por João de Mello Macedo. Macedônia foi elevada à categoria de Distrito em 24 de Dezembro de 1948, instalado em 13 de Dezembro de 1952, elevada por força da Lei nº 8.029, de 28 de Fevereiro de 1964, à categoria de Município e instalado solenemente em 21 de Março de 1965, com a posse de seus primeiros dirigentes.
Em 1946, poucas famílias iniciaram as contruções de casas e prédios comerciais. Porém a expectativa e vontade de ver “acontecer” uma nova cidade, fez com que famílias da zona rural e da zona urbana, além de outras regiões, acreditando nesse “nascimento” também se deslocassem e fixassem moradia aqui.

A igreja recebeu esse nome por homenagem de dona Maria Augusta de Azevedo Mello e seu marido, o coronel João Cândido de Mello e Souza. Ele quem doou a imagem do santo à igreja. Santo Antônio ficou sendo o padroeiro do município macedoniense, que permanece até hoje. Na foto, a, igreja antiga estava logo à frente da igreja atual, pois os fiéis não poderiam continuar rezando em clareias abertas por pioneiros. No dia 13 de junho, reuniram-se os fiéis do município que aguardavam os moradores vizinhos.
As missas não eram rezadas diariamente, mas semanalmente, pois o padre não poderia vir até a cidade todos os dias. Ao redor da igreja não havia casas, somente o espaço bem amplo para a contrução da igreja: sede da Paróquia de Santo Antônio de Pádua.
Na celebração da primeira missa, foi tudo improvisado, a começar pelo altar, abriram uma clareira em plena floresta, pois não havia lugar fixo. A maioria das pessoas estava vestida de branco, pareciam ser devotas de algum santo. O espaço era bem amplo, havia idosos e crianças assistindo a missa que foi realizada ao ar livre.
E foi assim que, a 27 de outubro de 1946, erguido o cruzeiro simbolizou a criação da cidade de Macedônia. A cruz foi lavrada pelo Mestre Eliadário. Procedeu-se a benção do madeiro e rezou-se a primeira missa.

O local onde ocorreu a primeira missa, hoje é a praça Rachel Gauchi Macedo, um dos centros de lazer do nosso município.Com o passar dos anos a cidade segue seu crescimento numa trajetória de conquistas.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *