Anúncio foi realizado durante visita à 4ª edição do Campus Party Brasil

Em visita à 4ª edição do Campus Party Brasil nesta terça-feira, 18, que está acontecendo no Centro de Exposições Imigrantes, zona Sul da capital, o governador Geraldo Alckmin lançou o Portal Governo Aberto SP (www.governoaberto.sp.gov.br), uma iniciativa pioneira e inédita no Brasil, que tem como objetivo disponibilizar em um único portal as bases de dados governamentais públicas, buscando estimular a criação de novos serviços eletrônicos, a promoção da transparência e a melhoria de qualidade das informações de interesse da sociedade.

“O Portal Governo Aberto SP proporcionará uma maior interação com o cidadão, com as empresas e também com o terceiro setor, que poderão usar as informações dos diversos órgãos da administração estadual na geração de novas informações e aplicações”, explicou Alckmin enquanto passeava pela feira. O portal contém três cadastros: Bases de dados e informações; Colaboradores; e Produtos Gerados.

Para obter cópia de uma base de dados e informações no Portal Governo Aberto SP, o interessado deverá concordar com as regras estabelecidas e comprometer-se a divulgar e cadastrar os respectivos produtos gerados com uso da respectiva base de dados e informações.

Atualmente, o Governo Aberto SP possui cerca de 37 bases de dados que foram disponibilizadas pela Fundação SEADE e são referentes a Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo (Piesp); Relação de Nomes, Cargos e Endereços do Governo do Estado de São Paulo (RNC); Informações dos Municípios Paulistas (IMP); Pesquisa da Atividade Econômica Paulista (Paep); Projeções Populacionais; Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED ); Tabulação de Microdados; Registro Civil – Tabulação de Microdados; Informações Eleitorais; Produto Interno Bruto (PIB Trimestral); e Pesquisa de Condições de Vida (PCV).

O primeiro país a criar um portal de suas bases foi os Estados Unidos (www.data.gov), que iniciou em julho de 2009 com 47 bases e, após um ano, ultrapassava 200 mil bases, com vários produtos e subprodutos criados pela sociedade. A partir do sucesso desse projeto, o governo americano lançou o site Challenge (http://challenge.gov) como plataforma de desafios lançados pelo governo para a colaboração da sociedade, com premiação às melhores soluções.

Em 2010, o Reino Unido também seguiu esse caminho, lançando o http://data.gov.uk, que une as bases de dados, os aplicativos desenvolvidos pela sociedade e as ideias da população. Outros países como Austrália, Canadá e Nova Zelândia também aderiram à iniciativa.

Do Governo do Estado

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *