A nota atribuída ao programa foi 8,8, média dada também aos monitores, que auxiliam os cidadãos a usarem o posto

A primeira pesquisa de opinião sobre o Acessa SP revela: 98% dos usuários aprovam o programa de inclusão digital do Governo de SP. Aplicada no final de 2010 pelo Instituto Ibope Inteligência, a avaliação contou com entrevistas a usuários do serviço na capital e interior do Estado.

A nota atribuída ao programa foi 8,8, média dada também aos monitores, que auxiliam os cidadãos que necessitam de ajuda para o manuseio do computador ou na realização de serviços. A assiduidade dos usuários é característica nos postos do Acessa SP. Dos 400 entrevistados, 23% utilizam o serviço todos os dias e 24% de 3 a 4 vezes por semana.

Questionados sobre os serviços acessados, 66% dos entrevistados citaram envio e recebimento de email, 51% pesquisam vagas de emprego, 45% buscam lazer e entretenimento na web, 39% elaboram e enviam currículos, 35% fazem pesquisas escolares e 30% buscam serviços de utilidade pública. Apesar do estímulo do Acessa SP para a educação à distância, apenas 8% dos usuários pesquisados declararam buscar cursos realizados através da Internet.

No quesito satisfação, os resultados foram expressivos. O programa foi avaliado como ótimo ou bom por 92% dos usuários e 95% afirmaram que recomendariam o serviço para amigos e parentes. Mais de 80% dos usuários entrevistados declararam que o Acessa SP melhorou sua vida.

Quais destes serviços oferecidos pelo Acessa SP você costuma usar?
Serviços de utilidade pública – 30%
Conhecer pessoas novas – 38%
Elaboração e envio de currículo – 39%
Pesquisa sobre vagas de emprego – 51%
Envio e recebimento de e-mails – 66%
Realização de pesquisas escolares – 35%
Elaborar atividades para a comunidade – 11%
Lazer e entretenimento – 45%
Ler notícias de qualquer parte do mundo – 27%
Pesquisar sites de interesse (esporte, social) – 49%
Participar de cursos à distância – 8%
Participar de comunidades virtuais – 34%
Participar de projetos sociais – 6%
Participar de redes sociais – 21%
Publicar conhecimentos na internet – 10%

Perfil dos entrevistados
Do total de 400 usuários participantes da pesquisa de opinião sobre o Acessa SP, 58% são homens e 43% mulheres. Com relação à faixa etária, 47% tem idade entre 16 e 24 anos; 36% de 25 a 39 anos e 17% com 40 anos ou mais. 25% dos entrevistados tem escolaridade a partir da 4ª série do ensino fundamental ou ensino médio incompleto; 61% possuem ensino médio completo ou superior incompleto e 14% o ensino superior completo. Quanto à renda familiar, 35% são das classes A/B, 60% da classe C e 6% das classes D/E.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *