O espaço terá entrada gratuita e apresentação do Coral da Gente

O Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria da Cultura de São Paulo, completa dois anos neste sábado, 26, sábado. Para comemorar a data, a entrada será gratuita durante todo o dia, e os visitantes também podem assistir a apresentação do grupo Coral da Gente, às 15h no auditório.

Destaque entre os dez espaços mais visitados por turistas em São Paulo, de acordo com dados da Secretaria da Cultura, SPturis e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Catavento recebeu desde sua inauguração mais de 530 mil visitantes.

Para o Secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, em dois anos o Catavento já se consolida como um dos museus de maior sucesso da cidade de São Paulo. “Um espaço que une cultura, história e ciência de maneira divertida e interativa só podia dar certo”.

Dois anos de aprendizado interativo e eficiente

Entre as 250 atrações que entretêm e ensinam jovens, crianças e adultos, destacam-se a maquete gigante do sol, os aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi.

Além das atrações fixas do acervo, os visitantes também conferiram uma série de eventos, exposições e cursos nestes dois anos em que o Catavento busca aproximar crianças e jovens do mundo científico. Alguns exemplos são a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), as Oficinas nas Férias, as exposições “Ecocartoon” e “Evolução e Natureza Tropical”, o curso Evolução e História do Cinema e a Campanha Prevenção em Ação, que tem como objetivo conscientizar o público sobre a importância da prevenção da AIDS.

A partir de janeiro deste ano, o acervo do Catavento recebeu novas e grandiosas peças do Museu da Tecnologia. No total, são 36 equipamentos expostos na área externa do Palácio das Indústrias e em quatro áreas do Catavento (Auditório, Astronomia, Engenho e Educação). As atrações estão totalmente ligadas à história e evolução da cidade de São Paulo, como a carroça pipa com rodas de ferro, importada da cidade de Milão (Itália) na década de 1870, era utilizada na limpeza pública da cidade de São Paulo nas vias de terra, até o início do século XX; a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Apresentação Coral da Gente

Composto por crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis, Zona Sul de São Paulo, o Coral da Gente apresenta seu repertório diversificado, cantando em diversos idiomas, como inglês, francês, espanhol, hebraico e até dialetos africanos. Desenvolvido pelo Instituto Baccarelli – associação civil sem fins lucrativos – desde o ano 2000, o Coral da Gente tem como objetivo promover o ensino de canto a crianças e adolescentes da comunidade. Nas aulas, ministradas por profissionais conceituados, os jovens aprendem técnica vocal, postura, respiração, percepção musical e expressão cênica.

Serviço
Apresentação Coral da Gente
Onde: Catavento Cultural e Educacional
Quando: Sábado, 26 de março
Horário: 15h
Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, S/N – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Local: Auditório
Quanto: Grátis
Entrada do Catavento: Grátis
Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros)
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria do Catavento fecha às 16h)

Fonte: SP Notícias

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *