Investimento recorde de R$ 120 Milhões para empréstimos no Banco do Povo ainda ano ano de 2011

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta segunda-feira, em cerimônia de inauguração da unidade do Banco do Povo de São José dos Campos, investimento recorde no valor de R$120 milhões para empréstimos em 2011.

Este investimento representa um aumento de 18,5% em relação a 2010, o que aumenta a capacidade de atendimento e geração de crédito para mais de 35 mil pessoas neste ano.

Para o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia, é preciso continuar crescendo. ”Nossa meta este ano é implantar 35 novas unidades do Banco do Povo, ampliando assim esta ferramenta de geração de emprego e renda”, explica Zaia.

Desde sua criação, em 1998, o Banco do Povo Paulista, programa de microcrédito do Governo de São Paulo, gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com as prefeituras municipais, já emprestou mais de R$ 747 milhões e beneficiou mais de 235 mil microempreendedores.

A taxa de juros continua sendo de 0,7%. Resulto do sucesso deste programa se dá já nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, onde já emprestou mais de R$ 15 milhões, o que representa um crescimento de 17% em comparação com os mesmo meses do ano passado (2010).

História
Com o objetivo de promover a geração de emprego e renda no Estado, o Banco do Povo Paulista (BPP) é o maior programa estadual de microcrédito do País, com taxa de inadimplência de apenas 1,9%.

Os recursos utilizados são provenientes do Governo de São Paulo (90%) e das prefeituras parceiras (10%). Atualmente existem 463 unidades do BPP no estado. A cidade de São Paulo, que até 2009 tinha apenas duas unidades, conta, hoje, com 17.

Em 2010 foram inauguradas 33 unidades do BPP, sendo 16 na capital e 17 no interior, beneficiando os seguintes municípios: Braúna, Buritama, Eldorado, Elias Fausto, Guapiaçu, Itobi, Paulínia, Pindorama, Santa Adélia, São Luís do Paraitinga, Tabapuã e Trabiju. No mês de dezembro foram inauguradas cinco novas unidades: Cajati, Coronel Macedo, Oriente, Roseira, Santa Branca.