Durante os finais de semana do mês de abril, o projeto idealizado pela atriz Sônia de Paula estará no local

Depois de pouco mais de um ano de sucesso no Rio de Janeiro, o projeto “Lê pra mim?” está de malas prontas para o Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz, em São Paulo. Em parceria com a Secretaria da Cultura, aos sábados e domingos de abril, as crianças terão a oportunidade de ouvir histórias infantis contadas por grandes artistas.

Abrindo o evento, no dia 2 de abril, na parte da manhã, estarão o escritor Pedro Bandeira e a atriz Etty Fraser e, na parte da tarde, a multimídia Marília Gabriela. Entre as presenças já confirmadas, estão nomes como Gabriela Duarte, Laura Cardoso, Marcos Caruso, Marisa Orth, Fafá de Belém, Odilon Wagner, Adriana Lessa, Neusa Maria Faro, Ronnie Von, Otávio Mesquita, Nany People e a primeira dama do Estado de São Paulo Lu Alckmin. Com entrada franca, os oito encontros são uma oportunidade para divertir as crianças, incentivar a leitura e oferecer aos pais conforto para conferirem as exposições e a arquitetura de um edifício histórico da maior cidade brasileira.

Inaugurado em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa já recebeu mais de 1 milhão e 600 mil pessoas, o que o consolida como um dos espaços mais visitados do Brasil e da América do Sul. Esse foi um dos motivos pelo qual o local foi escolhido para acolher o “Lê pra mim?”. Além disso, a centenária arquitetura inglesa da Estação da Luz é um chamativo extra para aqueles que querem levar seus filhos para um final de semana regado a nomes consagrados da literatura infantil, como Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo e Pedro Bandeira.

O projeto, que foi idealizado pela atriz e produtora de teatro Sônia de Paula, já passou pelo Forte de Copacabana e, em seu início, pelo Centro Cultural Correios, na capital carioca, e, ainda, por Salvador, durante a semana da criança, em outubro de 2010. Flávia Alessandra, Eduardo Moscovis, Bete Mendes, Cláudia Raia, Reynaldo Gianecchini, Alexandre Borges, Isabela Garcia, Zezé Motta, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça, Daniele Suzuki, José Mayer, Maitê Proença, Margareth Menezes, Murilo Rosa, Zezé Polessa, Débora Bloch, Glória Maria, Edson Celulari e Nicette Bruno são alguns dos nomes que encabeçaram as leituras.

Segundo Sônia de Paula, o objetivo principal dos encontros é incentivar a leitura, a escrita e a comunicação entre as crianças através dos livros, e não somente pela TV ou internet. As crianças portadoras de necessidades especiais também poderão conferir as leituras, com profissionais capacitados na linguagem dos sinais (LIBRAS) e com o acesso adaptado para receber cadeirantes. Além do incentivo à leitura e da integração com crianças com necessidades especiais, em todas as apresentações é feita uma representação sobre a reciclagem do lixo. Ao final de cada leitura, as crianças saem sabendo separar o lixo em diferentes coletores e levam para casa um livro infantil, diferente daquele lido pelos artistas, multiplicando-se assim a proposta do projeto “Lê Pra Mim?”.

A sala comporta 120 pessoas (60 crianças e 60 acompanhantes), acomodadas em almofadas em formato de livros e o evento é voltado para crianças com idade entre 4 e 7 anos. A cada apresentação, serão realizadas duas leituras. O “Lê pra mim?”, em São Paulo, acontece entre os dias 2 e 24 de abril, sábados e domingos, às 11h e às 16h. Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência antes de cada apresentação para crianças e adultos.

Serviço
Lê pra Mim?
Data: 2 a 24 de abril
No dia 2, às 11h, leitura com Etty Fraser e Pedro Bandeira; às 16h com Marília Gabriela
Sábados e domingos, às 11h e às 16h – Entrada franca – senhas distribuídas com uma hora de antecedência
Tel: 0800-55-0121
Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz – Praça da Luz, 1 – Luz – São Paulo

Equipe técnica
Sônia de Paula (idealização): Trabalhando há 14 anos com teatro infantil, sempre baseado nas histórias da Carochinha, Sônia de Paula produziu as peças: “Casamento de Dona Baratinha”, “A Cigarra e a Formiga”, “Libel e seu Palhacinho”, “O Patinho Feio”, “Uma professora muito maluquinha”, “O Jardim das Fantasias” e “Rapunzel”. Foi coach na novela “Alma Gêmea” no e especial de fim de ano da Xuxa em 2005, com direção de Ignácio Coqueiro. Atriz da TV Globo, atuou em “Caras e Bocas”, “Beleza Pura”, “Sitio do Picapau Amarelo”, “A Indomada”, “Explode Coração”, “Lua Cheia de amor”, “Mulheres de areia”, “Estúpido Cupido”, entre outras.

Marcelo Áquila (realização): Produziu a primeira edição do projeto “Lê pra Mim?”. Produziu os espetáculos adultos “Avós, mulheres e couves portuguesas”, “A oratória”, “Os Aposentados”, “Em Busca do Homem Perdido”, entre outros. Ao lado de Sônia de Paula, produziu as peças infantis “O casamento de Dona Baratinha”, “O Patinho Feio”, “Uma professora muito maluquinha”. É autor do livro “Trago a pessoa amada em 3 dias”, lançado em 2008; e é membro do Clube da Letra desde 2000.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *