Conheça a história de Votuporanga, contada no site da prefeitura da cidade:

Votuporanga foi fundada no dia 08 de agosto de 1937. A história do município está ligada ao ciclo econômico do café. A cidade nasceu de um empreendimento da Theodor Wille & CIA LTDA, representada por Carlos Helving e Guilherme Von Trumbach. Nos anos 30, a empresa de origem alemã, com sede em Santos e proprietária de terras no chamado “Sertão de São José do Rio Preto” ou “Sertão Tanabiense”, colocou à venda 12 mil alqueires de uma gleba denominada Marinheiro de Cima.

A área do Marinheiro de Cima pertencia a Francisco Shimidt, um grande fazendeiro, na época conhecido como “Rei do Café”. Em 1936 o café não atingiu o preço suficiente para que Schimidt quitasse um empréstimo feito para custear a lavoura e, por causa das dívidas, foi obrigado a entregar as terras à empresa Theodor Wille.

Localizada na região noroeste do Estado de São Paulo, na 8ª Região Administrativa de São José do Rio Preto, a cidade fica a 520 Km da capital do Estado. Banhada pelo rio São José dos Dourados, possui como limites territoriais: ao norte os municípios de Parisi e Álvares Florence; ao sul o Município de Sebastianópolis do Sul, Nhandeara, Floreal e Magda; ao leste o Município de Cosmorama e a oeste o Município de Valentim Gentil.

Entre os primeiros moradores da cidade estão: Sebastião Braga, Antonio Marin, José Abdo, João Batista Budim, Germano Robach, Guinter Schamall, Brás Vita, Irmãos Marão, João Batista González, Manoel Ramalho Matta, Germano Pernica, Francisco de Souza, Wolfram Wehinger, Cristian Waidermann e muitos outros.

Nome: VOTU = ar, brisa e PORANGA = belo, bom, bonito

Germano Robato, um dos primeiros compradores de lotes, solicitou a Sebastião Almeida Oliveira, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, que fosse escolhido um nome para a cidade que estava por nascer. Sebastião sugeriu o nome “Votuporanga”, que na língua Tupi-Guarani significa “Bons Ventos”, “Bons Ares” ou “Brisas Suaves”. O nome proposto refletia a topografia do local e foi aceito sem ressalvas.

O progresso de Votuporanga deve-se especialmente à agricultura. Desde que foi fundado, o município se tornou grande produtor de café, algodão, milho, feijão, arroz, banana, maçã e mandioca. Na pecuária destacou-se, principalmente, a criação de bovinos e suínos.

Em 1945, a cidade toma um novo impulso com a implantação da antiga Estrada de Ferro Araraquarense, que possibilitou o escoamento mais rápido da produção agrícola e promoveu o crescimento da cidade. A decadência da economia cafeeira e o aumento da urbanização estimularam o mercado de trabalho na indústria e na construção civil.

Atualmente Votuporanga possui 81,3 mil habitantes e uma área de 432 Km². A economia baseia-se num grande e produtivo pólo moveleiro, considerado um dos maiores do Brasil. O comércio e a agricultura também são destaques na região.)

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *