Em quatro anos de existência programa registrou 54.357 usuários de internet

Instalado há quatro anos no prédio da Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti, de Ibaté, o programa Acessa SP tem registrado uma grande procura.

De acordo com levantamento realizado pelos monitores do programa, mais de 54 mil pessoas foram beneficiadas com os serviços oferecidos.

No total 54.357 pessoas utilizaram os serviços de internet do programa paulista de inclusão digital no período de 2007 a 2010.

Contente com os resultados do programa paulista, o prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, comentou a importância do Acessa São Paulo. “Esse programa é de extrema importância para os cidadãos de nossa cidade, porque muita gente não tem acesso à internet. Todos podem usar o computador para fazer uma série de trabalhos úteis sem pagar nada por isso”.

Zé Parrella destacou que essa conquista para o povo de Ibaté se deve a parceria de sucesso com o deputado estadual Roberto Massafera e com o ex-deputado Lobbe Neto, atual presidente do CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal). “Estes dois amigos de Ibaté foram fundamentais para a instalação do programa Acessa São Paulo em nossa cidade”.

Atualmente as monitoras Mariana Bertassini e Nieli Menezes orientam a população sobre como utilizar os serviços oferecidos de maneira proveitosa.

As funcionárias foram contratadas pela prefeitura, que também disponibiliza o espaço público e os materiais de papelaria.

Para atender cada vez melhor os ibateenses, as monitoras participam com frequência de diversas capacitações, custeadas pelo Governo Estadual. A prefeitura se responsabiliza pelo transporte, estadia e alimentação.

As monitoras auxiliam os usuários em pesquisas, elaboração de currículos e em dúvidas. Além das pesquisas, o usuário tem direito a impressão de boletos bancários e currículos, sem pagar nada por isso.

Cada usuário do Acessa São Paulo tem direito a fazer três impressões de documentos como contas a pagar ou currículos.

A maior procura é de jovens, estudantes do ensino médio e pessoas que estão em busca de recolocação profissional ou a procura do primeiro emprego. “Muitos vem até aqui para fazer pesquisas escolares, atualizar blogs e utilizar redes sociais como MSN, Facebook e Orkut, mas temos recebido muitas pessoas que procuram emprego, especialmente jovens, estudantes do ensino médio”, explica Mariana Bertassini.

O Acessa São Paulo é resultante de uma parceria entre a Prefeitura de Ibaté e o Governo do Estado.

Usuários que acessaram a internet com o programa paulista em Ibaté

2007 – 12.447 pessoas procuraram os serviços de internet
2008 – 13.461 acessos