A história da cidade com apenas 805 habitantes

20110426-bora_div.jpg

A cidade de Borá possui hoje um título curioso. É considerada, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a menor cidade do Brasil. Com atuais 805 moradores, a cidade ganha da também pequena Serra da Saudade, em Minas Gerais, com dez habitantes a mais. Apenas para comparar, a capital do Estado possui, de acordo com o último censo, 11.244.369 habitantes. Isso quer dizer que cabem quase 14 mil cidades de Borá na cidade de São Paulo!

Essa pequena cidade, na região centro-oeste do estado, a 520 quilômetros da capital, teve seu povoamento no ano de 1918, com a instalação da família Vedovatti nas margens do rio Borá. Tanto o rio, quanto a cidade, tem esse nome em homenagem à Tetragona clavipes, uma abelha muito comum na região, cujo nome popular é Borá.

20110426-abelha.jpg

Nos anos seguintes, as famílias de Manoel Antônio de Souza, Antônio Caldas e Antônio Troncoso construíram suas casas na região e abriram os primeiros caminhos do que viria a ser a cidade. Em 1934 Borá foi considerada um distrito de Paraguaçu Paulista, condição que durou até o ano de 1964 quando se emancipou e se tornou oficialmente uma cidade.

E claro que uma cidade tão pequena acaba chamando a atenção pelas suas particularidades. Com população mais masculina – são 422 homens e 383 mulheres na cidade – Borá possui hoje cerca de 200 casas, espalhadas em seus 118 quilômetros quadrados, grande parte de zona rural.

Outra curiosidade da menor cidade do Brasil são as suas ruas. Com pouco mais de vinte delas pela cidade, Borá reúne nomes curiosos como Calada da Noite, Berço de Ouro, Preço da Glória e Céu Brilhante. Mas esses nomes, apesar de diferentes, acabam nem sendo tão usados, uma vez que as pessoas acabam sabendo a localização das casas pelo nome de quem mora nelas: “Vou até a casa da Mariana, filha do João”.

Um grande ponto positivo da cidade é a segurança. Apesar de a delegacia da cidade ter sido inaugurada em 1995 e possuir dois funcionários, a cadeia ainda não foi inaugurada, já que ninguém foi preso na cidade desde então.

E como a maioria das cidades pequenas, a diversão é limitada e os jovens acabam se reunindo ao redor da Praça Santo Antônio, perto da igreja. Outra diversão dos Boraenses é o futebol, nossa paixão nacional. Mesmo com tão poucos moradores, a cidade possui dois times de futebol, o Borá F.C., fundado em 1962, e Borá E.C., fundado em 2009.

Mas o título de menor cidade do Brasil não deve durar por muito tempo para Borá. Enquanto Serra da Saudade perde moradores pela falta de emprego, Borá está crescendo! Além da construção de 100 novas casas pela prefeitura, a cidade ainda possui, desde 2002, a Usina Ibéria como vizinha, que já possui mais de 2 mil funcionários, 190 deles boraense. Muito em breve, Borá vai abandonar o título e subir a escada: segunda menor cidade, terceira, quarta…

5 comentários para Borá, a menor cidade do Brasil

1. Rui Carvallio disse:

Cidade pequena, onde nascem homens inteligentes, Mestre Olicio. Provado mais uma vez que tamanho não é documento….RSRS…um grande abraço, Mestre!

2. olicio disse:

A foto aérea acima é de minha. Feita em 12/205

3. Adilson Pinheiro Ramos disse:

Desde a minha aposentadoria em 1988, venho buscado passeios pelo interior do nosso Brasil.
    Já faz dois anos que desejo visitar esta CIDADE, que deve ser algo bucólico, onde a imaginação nos faz voltar a nossa infância.
    Mas, não encontro muita informação de como chegar à cidade, as opções.
    Se alguém se dispuser a comentar, favor responder para:
    Adilson Pinheiro Ramos
    E-mail: adilsonemarli@ig.com.br