20110401-Eu no Acessa SP2.jpg

Monitora de Arapeí conta como fazer parte do Acessa SP ajudou a buscar novos caminhos para sua vida.

A história de Bruna Aparecida da Silva, de 22 anos, poderia não ter tomado o caminho positivo que tomou. Nascida e criada em Arapeí, cidade a 298 quilômetros de São Paulo, Bruna conta que não gostava muito de estudar. “Confesso que tive dificuldade em estudar, não gostava, e por isso quando cheguei no 2° ano do ensino médio parei de estudar”.

Bruna mora com os avós e três tios, chegou a ficar quatro anos sem estudar, até que conheceu o Acessa SP. “Meu envolvimento com o Acessa SP foi antes mesmo de trabalhar nele como monitora. Começou quando passei a ser usuária em 2007. No começo fiquei encantada, ficava quase o dia todo e, depois de um tempo, comecei a ver os monitores que trabalhavam e ficava pensando em um dia trabalhar assim como eles”.

E a vontade de ser parte da equipe de monitores do Acessa SP provocou uma mudança na vida de Bruna. “Eu não entendia nada ainda de computador ou de internet, mas comecei a me interessar e fui fazer cursos para um dia eu conseguir ser monitora. Até que em 2009 fui convidada e estou aqui até hoje”, conta orgulhosa.

Nesses quase dois anos de Acessa SP, Bruna já desenvolveu dois projetos. O primeiro deles, o “Alunos da Escola Rural Interagindo na Internet”, nasceu da percepção de Bruna de que os moradores da Zona Rural não tinham familiaridade com a Internet. “A ideia foi eles aprenderem mais sobre o mundo da Internet. Todas as quintas-feiras das 9h às 10h30 eles vinham para as aulas na sala do Acessa SP. Foram duas turmas, com 22 alunos e o resultado foi muito bom, eles amaram, e a professora viu resultados na escola depois desse projeto”.

O segundo projeto foi o “Usuários destaque”. O objetivo era premiar o usuário que mais visitasse o posto do Acessa SP. “Toda semana eu anotava cada usuário e quantidade de horas que eles acessavam. No final da semana fazia a contagem e quem tivesse quantidade maior de acesso seria o usuário destaque da semana. No fim de quatro semanas eu juntei esses usuários e fiz um sorteio entre eles e o vencedor levou um pen drive de prêmio”.

E para o futuro, os caminhos são só os melhores. Bruna já está trabalhando no desenvolvimento de mais um projeto no Acessa SP, dessa vez em parceria com a Secretaria de Educação de Arapeí. Ah, e há planos também para os estudos: este ano, Bruna voltou para a escola para concluir o ensino médio e prestar vestibular para Ciência da Computação ou para Publicidade.
Se quer saber mais sobre o Acessa SP e a cidade de Arapeí, visite o blog da Bruna.

Compartilhe!
Tagged with:  

Um comentário Causos do Acessa: Bruna Aparecida e sua vida depois do Acessa SP

  1. Gabriela Piovezan disse:

    Bruna, fiquei emocionada com tudo o que li, passou um filme na minha cabeça. As dificuldades que enfrentei durante meus 3 anos frente ao posto de Fernão, a falta de reconhecimento e de oportunidades que pairou durante minha estada no programa, minha força de vontade que precisou ser calada diante das dificuldades e da falta de estímulo por parte do meu responsável institucional e por fim, a forma brusca que me arrancaram do programa e o vazio que ficou… Não deixe que calem sua voz, continue dando o melhor de si… Sucesso… Vc merece…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *