Concurso do Festival do Minuto na Virada Cultural Paulista, programa do Governo do Estado de São Paulo, estimula a produção de vídeos pelo público; mostras são exibidas em equipamentos culturais de 12 cidades

O Festival do Minuto preparou uma grande ação para a Virada Cultural Paulista, evento que acontece em 23 cidades do Estado de São Paulo nos dias 14 e 15 de maio. É o concurso “Minuto da Virada Cultural Paulista”, um estímulo aos participantes fazerem um vídeo-minuto durante as 24 horas da Virada, registrando sua experiência, uma inspiração, algo curioso ou mesmo algum detalhe da programação. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 31 de maio pelo site www.festivaldominuto.com.br. São R$ 3 mil em prêmios – 4 prêmios de R$ 500 para os melhores vídeos e 1 prêmio aquisição de R$ 1 mil para o vídeo escolhido pela Virada Cultural Paulista.

A Virada Cultural Paulista 2011 será realizada nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba.

Exibições de curtas do Minuto

Haverá, também, exibições de curtas do Festival em 10 cidades do interior de São Paulo – Araraquara, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Santa Bárbara, Santos e São José dos Campos.

Em 2010, foram realizados diversos concursos do Festival do Minuto, com diferentes temas e prêmios. Os 56 melhores vídeos enviados durante o ano – incluindo os vídeos vencedores do Minuto na Virada Paulista de 2010 – foram reunidos nessa mostra que será exibida na Virada Cultural Paulista. Confira a relação completa de vídeos no anexo.

Sobre o Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e é hoje o maior festival de vídeos da América Latina. A partir do evento brasileiro, surgiram Festivais do Minuto em mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. O acervo do festival inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia).

Sobre a Virada Cultural

Inspirada na bem-sucedida experiência desenvolvida na cidade de São Paulo, a Virada Cultural Paulista vem sendo realizada desde 2007 pelo Governo do Estado, com êxito em todas as suas edições. Na primeira, 10 cidades receberam 400 mil pessoas; na segunda, foram contemplados 19 municípios e o público ultrapassou 800 mil; na terceira edição, a Virada tomou as ruas de 20 cidades paulistas, atingindo um público de mais de 1 milhão de pessoas. Em 2010 foram mais de 1000 atividades e 1.5 milhão de pessoas aproveitando a maratona. Sempre privilegiando a vivência cultural através de uma programação diversificada e qualificada, a Virada Cultural Paulista não para de crescer.

A quinta edição acontecerá nos dias 14 e 15 de maio de 2011, em Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Santo André, São José dos Campos e Sorocaba.

Mais uma vez o foco é a cidade. A ideia é que as pessoas possam curtir e redescobrir o lugar onde vivem, valorizando os seus espaços e percebendo o seu potencial. Tal experiência é um estímulo para que os cidadãos se sintam parte e contribuam para a vida cultural do seu município: com a participação de todos é possível criar uma agenda cultural rica e estimulante.

Nesse contexto, o Governo do Estado de São Paulo tem incentivado as administrações públicas municipais a dialogar e articular ações culturais em todas as áreas – saúde, meio ambiente, transporte, desenvolvimento urbano – envolvendo as secretarias e a sociedade civil com suas iniciativas sociais, criando condições para que a população seja mais do que uma plateia: seja parte da realização deste grande Encontro!

Música, dança, teatro, arte de rua, culturas populares, cinema, encontros literários, intervenções urbanas e circo.

Toda programação tem entrada GRATUITA. Divirta-se!

Quem faz o Festival do Minuto

Marcelo Masagão: Criador e curador, é cineasta, tendo realizado, entre outros, os filmes Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (1999), 1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras (2004) e Otávio e as Letras (2007).

Gustavo Steinberg: Diretor e produtor executivo. Mestre em Ciências Políticas (PUC-SP) e em Comunicação (London School of Economics), é autor de dois livros e produziu cinco filmes longa-metragem. Sua estréia na direção de longas aconteceu em 2008, com Fim da Linha.

Site do concurso: www.festivaldominuto.com.br