Para celebrar os 50 anos do primeiro voo espacial em torno da Terra e os 5 anos do primeiro astronauta brasileiro no espaço, o planetário do Ibirapuera realizará uma programação especial com diversos temas sobre a conquista do espaço.

O ano de 2011 é marcante para os assuntos ligados aos astros – a Escola Municipal de Astrofísica está fazendo 50 anos, junto ao cinquentenário da volta ao mundo do primeiro cosmonauta russo, Yuri Gagarin. Neste ano também comemora-se os cinco anos que o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, visitou o espaço pela primeira vez.

Para festejar essas datas tão importantes o Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini prepararam uma programação repleta de atividades. Para isso, firmaram uma parceria com a Associação Cultural Grupo Volga de Cultura Russa, o Consulado da Federação da Rússia em São Paulo , a Agência Federal Russa de Apoio a Cultura – Rossotrudniestvo, o Setor Cultural da Embaixada da Federação da Rússia, a Comunidade e Juventude Russa, Grupo de Plastimodelismo e a Fundação Marcos Pontes.

Confira a programação completa

Exposição: De Yuri Gagarin a Marcos Pontes
Data: até 31 de agosto
Horário: De segunda à sexta das 9hs às 19hs; sábados, domingos e feriados das 9h às 20h.

Com apoio do Grupo de Plastimodelismo e Pesquisa Santos Dumont, estarão expostos cerca de 30 painéis, entre fotografias, esquemas, curiosidades das viagens espaciais do Cosmonauta e do Astronauta, maquetes que contam a história da aviação russa que precedeu as naves espaciais e maquetes de naves espaciais que apresentam um futuro fictício rumo ao qual a humanidade pode caminhar.

Sessão de Planetário: Volta ao Mundo de Gagarin
Data: 30 de abril a 28 de agosto
Horário: Sábados às 19h e domingos às 18h

Nessa sessão de planetário os espectadores voltarão no tempo e acompanham Yuri Gagarin quando, pela primeira vez, o ser humano saiu do planeta Terra. Os pensamentos e a história do primeiro Cosmonauta estão relacionados através da cultura Russa e da mitologia eslovena antiga que via nos astros divindades como Dazhbog, o deus Sol entre outros. A viagem espacial que teve início há 50 anos ainda é questionada pela própria humanidade, mas a sessão nos aponta que essa odisséia é um grande aprendizado.

Oficina de culinária Russa: Panquecas Blini na Terra e Pílulas no Espaço
Data: 14 de maio e 18 de junho
Horário: 15h

O que Gagarin comia no espaço? O que os Cosmonautas comem nas naves hoje? Um workshop que ensinará às pessoas a fazer o Blini, um prato típico da culinária Russa que faz referência aos astros.

Palestra do Astronauta Brasileiro: “Missão Cumprida”
Data: 21 de maio
Horário: 19h

Um relato detalhado da primeira missão espacial tripulada brasileira. Durante 1h30min, o astronauta conduz a platéia em uma viagem de emoções, dificuldades, visões e curiosidades. O assunto é ilustrado com fotos, vídeos e histórias de superação, coragem, patriotismo e perseverança. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início no próprio local.

Palestra: Tradições na terra de Gagarin
Data: 28 de maio
Horário: 15h

Esta palestra apresenta tradições e costumes russos. Os costumes que tinham os empreendedores que realizaram o primeiro vôo espacial e outros feitos da Astronáutica. Com essa palestra aprendemos sobre o caráter e valores do povo Soviético. O que os impeliu ao espaço? Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da palestra, no próprio local.

Palestra: No Banheiro Espacial
Data: 5 de junho
Horário: 14h30

Quando o assunto da sustentabilidade é o uso consciente da água, a rotina dos cosmonautas e astronautas é um excelente laboratório para estudo de caso. No espaço eles reciclam a água que cozinham, que lavam, que suam e até a que bebem e comem! Venha saber como é interessante e útil a tecnologia de reciclagem das estações espaciais. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início no próprio local.

Oficina de dança: Reverência aos Astros
Data: 2 de julho
Horário: 15h

Uma aula onde você aprenderá passos de dança nas tradições mais antigas do povo de Yuri Gagarin. Você sabia que muitas das danças tradicionais desse povo eram reverências à Astronomia? Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da oficina, no próprio local.

Palestra sobre Língua Russa: A Torre de Babel no Espaço
Data: 9 de julho
Horário: 15h

Palestra que discorrerá sobre as problemáticas de comunicação que surgiram ou podem surgir quando nações de línguas tão diferentes necessitam conviver em um espaço confinado, fora da Terra. Com o fim da guerra fria, o mundo precisou aprender sobre a tecnologia de permanência no espaço com os Russos. Aprenda sobre as curiosidades dessa língua, vivenciando a experiência de muitos astronautas ocidentais quando aprenderam a se comunicar. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da palestra, no próprio local.

Palestra sobre Astronomia: A Astronomia no Calendário Russo
Data: 16 de julho
Horário: 15h

O conhecimento astronômico determina nosso calendário. Na terra de Gagarin isso também aconteceu. Veja como os costumes Ortodoxos Russos e o calendário influenciaram o cotidiano desta nação. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da palestra, no próprio local.

Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento, com uso de cartão zona azul – Parque do Ibirapuera
Telefone: 3396-3076 / 6413-6098