Estação exibirá pinturas de artistas do Projeto Vivendo Arte até o dia 31. São 52 obras de estilos diferentes que ilustram cenas da natureza, fauna, retratos, entre outros temas.

A estação Carapicuíba, na Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi” > da CPTM, exibirá pinturas de artistas do Projeto Vivendo Arte até o dia 31, das 9h às 17h. São 52 obras de estilos diferentes que ilustram cenas da natureza, fauna, retratos, entre outros temas.

O projeto, fundado em 2005, foi uma iniciativa do delegado de polícia Wagner Lombisani, formado em artes plásticas. Ele trabalhava na região de Carapicuíba e propôs uma atividade educativa para as crianças da comunidade. O espaço em frente à delegacia de polícia se transformou em ateliê de artes, onde Wagner passou a dar aulas de pintura e desenho. Hoje, o projeto é dirigido pela artista Edna Nascimento, com a participação de 60 alunos entre crianças, adolescentes e adultos.

Edna explica que o curso é totalmente gratuito graças às doações que recebem de empresas e colaboradores. No entanto, um pré-requisito é que as crianças participantes tenham a partir de 8 anos e estejam matriculadas no ensino fundamental. O objetivo é que desenvolvam suas técnicas manuais e intelectuais, estimulando a criatividade e a expressividade, com um bom aproveitamento nos estudos. “Os alunos ficam livres para colocarem a criatividade em prática”, comenta a coordenadora.

Um dos participantes da mostra é o encarregado da estação Jardim Belval, Luiz Carlos Leite, com três telas expostas. Ele descobriu o Vivendo Arte em 2009, e desde então não falta um dia às aulas. “Sempre tive vontade de pintar, mas nunca tinha feito nada antes”. Luiz se surpreendeu com os resultados e hoje a pintura é a sua “terapia”, como ele mesmo define. “Quando vemos a arte tomando forma é uma alegria. A gente se entrega e esquece o mundo”, conta.

Na CPTM, a exposição mudou a rotina da estação Carapicuíba e chama a atenção do público. “Tem sido um sucesso. As pessoas param para perguntar, já que muitas não conheciam o projeto”, destaca Edna. Para o artista Luiz Carlos, que exibe as suas obras pela primeira vez, a experiência é de realização e satisfação: “As pessoas perguntam quem é o artista, fazem elogios e isso é muito bom”.

Serviço

Local: Estação Carapicuíba [Linha 8-Diamante” >
Data: 09/05 a 31/05
Horário: Das 9h às 17h
Preço: Gratuito [exposição localizada na área livre da estação” >

Fonte: CPTM Notícias

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *