20110527-Digitalizacao Capa Livro.jpg
Conheça o professor Luis Serafim e como, utilizando os recursos de um posto do Acessa SP, ele escreveu e publicou seu próprio livro

Quando você pega um livro na mão, pensa no trabalho que dá para ele ser publicado? Dificilmente. Mas entre a primeira ideia do autor e o livro finalmente chegar em uma biblioteca ou numa livraria dá bastante trabalho. O que não impediu o professor Luis Serafim de seguir seu sonho.

Morador da cidade de Orlândia, esse professor de história e filosofia na Escola Municipal Sylvia Ferreira Jorge Schaffer desde 1994, já tem intimidade com a literatura. Seus primeiros textos, porém, eram peças de teatro escritas nos tempos em que fazia parte do movimento estudantil.

Mas a paixão pelos livros não parou nessas peças e foi graças a ela que Luis chegou ao Acessa SP de Orlândia. “Sempre gostei bastante de bibliotecas e, em uma dessas visitas eu soube do Acessa SP e fui ver como era o posto”. E a partir daí, Luis virou um frequentador. “Vou sempre umas duas vezes por semana e fico lá umas duas horas”, conta.

Foi nessas idas que ele começou a escrever seu livro, Meninos das Quebradas. Escrever não, digitar. “Gosto de escrever à mão para visualizar o texto e depois levo no Acessa para digitar”. E assim foi a rotina durante os cinco meses em que digitou sua obra.

O livro, uma reunião de 15 contos, fala sobre meninos da periferia de cidades pequenas. “Algumas dessas histórias são contadas pelo olhar desses meninos e são baseadas em situações reais que eu ouvi”, conta Luis. Depois de escrito, Luis partiu para a publicação. E foi pela internet que encontrou editoras que disponibilizam livros para baixar ou a venda deles impressos. Hoje, é possível comprar o livro na Agbook. (http://www.agbook.com.br/book/34297–Meninos_das_Quebradas)

Porém a literatura não é sua única paixão: Luis tmbém foi técnico por 15 anos do time de atletismo de Franca e hoje cuida de 17 atletas de Orlândia entre crianças, jovens e adultos. E é no posto do Acessa SP que ele busca novas competições para seu time.

Para os próximos meses, o autor ainda tem novidades. Já tem um livro escrito, O Louva Deus Assombrado, sobre esse inseto que sai da natureza e decide ir para a cidade grande. Voltado para o público infanto-juvenil, deve ser publicado em Outubro, no mês das crianças.

Um comentário Luis Serafim: o escritor de Orlândia

1. jose osmar pires disse:

valeu serafim ; por voce publicar mais um livro ; especialmente para as crianças e por voce preoculpar sempre com a perifia ; voce me ensinou muito na vida com o atletismo ; as vezes nao se faz um grande atleta mas pode se fazer um grande homem (muitas vezes cheguei a acreditar que estava tudo acabado ; mas volto nos anos que convimemos junto no esporte e passo a acreditar que so se perde na vida quando se morre ; enquanto isso vamos para a batalha ;se nao vencermos ;pelo menos tentamos .) voltei a correr 5k-tempo-20.18- 10k 43.28 . volte a ser treinador ;o brasil agradece. mande um abraço pro choco ; negao gente boa .valeu.