20110530-prudente_antiga.jpg
Conheça a história da capital da Alta Sorocabana e como a agricultura e a pecuária ajudaram a cidade a crescer

O hino da cidade de Presidente Prudente começa assim: “Louvores a Marcondes e a Goulart/ Que aqui vieram para desbravar”. E é assim que já começamos a conhecer mais dessa cidade, conhecida como a “capital da Alta Sorocabana”.

Mas antes de a cidade existir, a região era ocupada por diversas tribos caiuás, xavantes, caingangues e ainda guaranis. As primeiras ocupações do que viria a ser a cidade foram mineiros fugindo da Guerra do Paraguai, entre os anos de 1864 e 1870.

E quase meio século depois desses primeiros mineiros, mais exatamente no dia 14 de setembro de 1917, nascia a cidade de Presidente Prudente, emancipada de Conceição de Monte Alegre (atual Paraguaçu Paulista).

20110530-presidenteprudente__62808_zoom.jpg
Como diz o hino, foram Marcondes e Goulart os fundadores da cidade: ladeando a primeira via da cidade – hoje chamada de Avenida Washintgon Luiz – os dois começaram os primeiros cultivos. Manoel Goulart do lado esquerdo e José Soares Marcondes do lado direito.

Contudo, o verdadeiro impulso para o crescimento da cidade se deu em 19 de janeiro de 1919, com a criação da Estação Ferroviária Presidente Prudente, parte da Estrada de Ferro Sorocabana. A chegada do trem na região atraiu novos moradores e permitiu que a cidade desenvolvesse sua vocação: a agricultura.

A primeira cultura da região foi a cafeeira. Na sequência, com o esgotamento da terra e a crise de 1929, foi a vez de o algodão assumir o posto de principal cultura. Já na década de 40, as áreas de plantio cediam espaço para aquela atividade que reina até hoje: a pecuária.

Apesar do destaque da pecuária, Prudente (como é chamada pelos moradores) possui grande concentração urbana, com shoppings, teatros, faculdades – inclusive uma unidade da UNESP – e setor industrial em atividade. E o posto de maior cidade da região, com mais de 200 mil habitantes distribuídos nos 562,8 km2. O progresso chegou à Prudente!

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *