Circuito de Aulas-Espetáculo percorrerá diversas regiões de São Paulo com apresentações gratuitas e abertas ao público

Com o tema “A Música do Mundo”, o Projeto Guri, programa sociocultural do Governo de São Paulo, realiza a 6ª edição do Circuito de Aulas-espetáculo, iniciativa que leva grupos profissionais para turnês em cidades onde o Guri mantém unidades. Nesta edição, as Aulas-Espetáculo percorrem, de 3 a 31 de maio, 12 regiões do estado, com apresentações em grandes teatros das cidades de Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Sebastião, Rio Claro, São José do Rio Preto, Lorena, Santa Fé do Sul, Capão Bonito, Jaú, Vinhedo, Garça e Salto (confira a programação). A iniciativa tem patrocínio do Carrefour.

As Aulas-Espetáculo têm o objetivo de fortalecer e ampliar a formação cultural dos guris. Para isto, conta com apresentações interativas nas quais os grupos convidados mesclam ao roteiro do espetáculo usual elementos didáticos, com conceitos sobre teoria, repertório e técnica musical.

De acordo com Alessandra Costa, diretora executiva da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), executora das ações do Guri, o tema “A Música do Mundo” foi escolhido para que se aborde, com os mais de 5.500 guris que passarão pela plateia, o conceito de diversidade cultural. “A ideia, por meio dos grupos escolhidos, é aproximar os alunos das mais variadas formas musicais, provenientes de diversos lugares do mundo, e destacar as múltiplas possibilidades de encontro, fusão, interpretação e criação.”

Para dar corpo e som ao projeto, foram convidados os grupos Mutrib, Orquestra Mundana, Compay Tumbao, Tambaleio, Wadaiko Sho e De Puro Guapos, que utilizam nas suas formações instrumentos e repertórios pouco convencionais, como tambores japoneses, bandoneon, charango, cuatro, kora n’goni, rabeca, djembe, latim jazz, ritmos afro-brasileiros, tango, música balcã e mediterrânea, entre outros. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Programação:

Rio Claro (região de São Carlos) – Grupo Wadaiko Sho
Quando: 3 de maio (terça-feira), às 15h.
Onde: Teatro do Centro Cultural Roberto Palmari – R. 2, nº 2.880, Centro.

São Sebastião – Grupo Mutrib
Quando: 4 de maio (quarta-feira), às 15h.
Onde: Teatro Municipal de São Sebastião – Av. Dr. Altino Arantes, nº 2.

Presidente Prudente – Orquestra Mundana
Quando: 5 de maio (quinta-feira), às 15h.
Onde: Teatro Municipal Procópio Ferreira – Av. Coronel José Soares Marcondes, nº 1.200, Centro.

Santa Fé do Sul (região de Araçatuba) – Grupo Tambaleio
Quando: 6 de maio (sexta-feira), às 14h.
Onde: Complexo Turístico Cultural e Histórico – Av. Paulo Nunes, s/nº, Centro.

Jaú – Grupo Compay Tumbao
Quando: 6 de maio (sexta-feira), às 15h.
Onde: Teatro Municipal Elza Munerato – Av. João Ferraz Neto, s/nº.

Ribeirão Preto – Orquestra Mundana
Quando: 12 de maio (quinta-feira), às 15h.
Onde: Teatro Municipal Ribeiro Preto – Praça Alto do São Bento, s/nº.

São José do Rio Preto – Grupo Wadaiko Sho
Quando: 24 de maio (terça-feira), às 15h.
Onde: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto – Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 5.381, Vila São José.

Vinhedo (região de Jundiaí) – Grupo Compay Tumbao
Quando: 25 de maio (quarta-feira), às 15h.
Onde: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus – R. Monteiro de Barros, nº 101, Centro.

Garça (região de Marília) – Grupo Mutrib
Quando: 26 de maio (quinta-feira), às 15h.
Onde: Teatro Miguel Mônico – Rua Rafael Paes de Barros, nº 560.

Lorena (região de São José dos Campos) – Grupo De Puro Guapos
Quando: 27 de maio (sexta-feira), às 15h.
Onde: Teatro São Joaquim – Salesiano de Lorena – R. Dom Bosco, nº 284, Centro.

Capão Bonito (região de Itapeva) – Grupo Tambaleio
Quando: 30 de maio (segunda-feira), às 15h.
Onde: Salão Parque das Águas – Rua Mario Milani, s/nº.

Salto (região de Sorocaba) – Grupo De Puro Guapos
Quando: 31 de maio (terça-feira), às 15h.
Onde: Teatro Palma de Ouro – R. Prudente de Moraes, nº 580, Centro.

Sobre o Projeto Guri

Com mais de 51 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. São milhares de guris, centenas de polos e 15 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e nos guris sua obra prima.

O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os 366 polos distribuídos pelo interior e litoral do estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), enquanto a gestão das unidades da capital, com 11 mil guris, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

O Guri é um programa socioeducativo que oferece desde 1995 continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. Sua missão é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

A Associação Amigos do Projeto Guri, organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado – seu idealizador – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

Pessoas físicas também podem contribuir com a AAPG. Visite o site www.projetoguri.org.br ou entre em contato com Mobilização de Recursos pelo tel. (11) 3862-3323.