Ferramenta com mais de 25 mil itens educacionais e científicos tem acesso gratuito

O Acervo Digital da Unesp, desenvolvido como um repositório de conteúdos gerados e adquiridos pela Universidade, ganha, a partir deste mês, um novo projeto gráfico, com sistema de busca e submissão online de arquivos. No endereço www.acervodigital.unesp.br, já é possível pesquisar entre os mais de 14 mil itens educacionais ou acessar o banco de teses e dissertações da instituição, com cerca de 11 mil títulos.

“A produção da Universidade precisa estar acessível a todos. Mais do que um espaço de armazenamento, o Acervo Digital da Unesp é uma forma de compartilhamento entre a comunidade unespiana e a sociedade”, destaca o vice-reitor no exercício da Reitoria, Julio Cezar Durigan. “Também esperamos que o acervo incentive a produção acadêmica, sua divulgação em âmbito nacional e internacional e a utilização dos diferentes recursos tecnológicos no ensino de graduação e pós-graduação”, completa.

Professores, pesquisadores e funcionários da instituição também passam a contar com um canal exclusivo para envio de materiais educacionais, que serão arquivados e disponibilizados gratuitamente ao público. Por meio da ferramenta é possível submeter produções relacionadas aos cursos de graduação e pós-graduação, nos formatos de textos, vídeos, imagens, apresentação de slides e documentos em geral.

A criação desta nova ferramenta tem como objetivo potencializar a utilização do Acervo Digital como suporte ao ensino e divulgação da produção científica da Universidade. Todos os arquivos submetidos pelos professores também contarão pontos como “publicação” para a Avaliação Docente da Unesp.

Um comitê editorial, formado por especialistas das áreas de humanas, exatas e biológicas, ficará responsável por avaliar os documentos enviados e autorizar a publicação no Acervo Digital. A equipe do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, responsável pela ferramenta, fará o suporte aos usuários.

Sobre o Acervo Digital da Unesp

O Acervo Digital da Unesp começou a ser desenvolvido pelo Grupo de Tecnologia do NEaD em 2008, por meio da customização do software DSpace, um programa de código aberto que permite o armazenamento, compartilhamento e preservação de conteúdo digital.

Em 2011, a ferramenta passou por um processo de modernização de layout, para torná-la mais didática e acessível. No site, o internauta pode realizar buscas por palavras-chave, como: autor, título e assunto. As informações são catalogadas e organizadas inicialmente em quatro comunidades: Acervo Histórico-Cultural; Documentação permanente; Objetos Científicos; e Objetos Educacionais.

Futuramente, uma nova comunidade, denominada “Obras Raras”, será incorporada e deverá reunir o material digitalizado do Programa de Preservação da Memória Social, criado em 2010, de acordo com as diretrizes do Plano De Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesp. Todos os arquivos armazenados ficam disponíveis na web gratuitamente para download. O usuário também pode cadastrar seu email para receber notificações de novos materiais incorporados às comunidades.

Um exemplo de conteúdo arquivado no Acervo Digital são os materiais didáticos do curso de Pedagogia, na modalidade a distância – oferecido pela Unesp em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Os internautas podem acessar tanto os cadernos de formação, que reúnem todo o conteúdo de leitura de cada disciplina, quanto os vídeos, que são produzidos pela Univesp TV, canal digital da multiprogramação da TV Cultura, com base no conteúdo programático das disciplinas do curso.

Fonte: SP Notícias

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *