O distrito, cheio de serras e cachoeiras, possui atrativos para toda família

Com clima de montanha, a pequena São Francisco Xavier se localiza a 720 metros de altitude. As características do distrito são típicas de um local que possui menos de 3 mil habitantes. As festas religiosas e o artesanato típico da região atraem visitantes de diversos lugares, como de São José dos Campos, localizado a 55 km do distrito. O local, considerado uma área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, também atrai por suas belezas naturais e mostra grande potencial para o turismo ecológico.

O relevo montanhoso e a rede hidrográfica da região possibilitaram a formação de diversas cachoeiras, que se tornou um dos principais atrativos do distrito. Além de terem de 15 a 45 metros de altura, elas possuem uma boa estrutura para receber o visitante. A cachoeira Pedro David, localizada a 2,5 km da região central do distrito, é um bom exemplo. Uma outra opção é a cachoeira do Buraco. Para chegar até ela, percorre-se uma trilha com vegetação de espécies nativas da região, como castanheiras, pitangueiras, cedros e ipês.

Os picos e as serras também deixam o distrito ainda mais atraente. Com altitudes que podem chegar a 2082 metros, como o Pico do Selado, é possível ter uma bela vista panorâmica de cidades do Vale do Paraíba. E dependendo da temperatura, que pode ir de 5° a 12° negativos, os visitantes conseguem apreciar eventual queda de neve. A beleza das serras não é o único atrativo para os visitantes. Os mais corajosos podem conciliar o esporte com uma bela vista, se aventurando no alpinismo.

E não é só esse esporte que entra na lista dos aventureiros. Diversas trilhas, que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta, levam o visitante para belos recantos. O distrito possui duas rampas de vôo livre e vários pontos apropriados para prática de paraglider. Esportes aquáticos também são boas opções, já que o distrito possui diversos rios e córregos.

A praça Cônego Antônio Manzi também é um local emblemático do distrito. O local recebeu esse nome em homenagem ao pároco que trabalhou durante doze anos no distrito. Muito bem localizada, concentra os principais serviços do distrito como, correio, ponto de táxi, parada de ônibus e telefones públicos. Além de ser ponto de encontro dos moradores, a praça também recebe feira de artesanatos e atividades culturais e de lazer.

Para chegar a São Francisco Xavier, saindo da capital paulista, o visitante pode seguir pelas Rodovias Presidente Dutra, Ayrton Senna ou Fernão Dias. Na altura de São José dos Campos, pegue a Rodovia Monteiro Lobato.

Fonte: SP Notícias

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *