Evento do programa de inclusão digital do Governo de SP busca desenvolver cada vez mais o programa para ações que beneficiem a população

O primeiro dia do Encontro Regional do Acessa São Paulo, que acontece até esta quarta-feira, 15, em Presidente Prudente, recebe neste momento mais de 30 monitores do programa, de postos espalhados pela região de Presidente Prudente. O objetivo do evento é oferecer diferentes atividades que estimulem os monitores das salas de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo a adquirirem um novo olhar do programa, cada vez mais voltado à educação e ao bem-estar dos cidadãos.

Quatorze cidades da região estão representadas no evento, sediado no Centro Cultural Matarazzo: Presidente Prudente, Quatá, Regente Feijó, Bastos, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Estrela do Norte, Caiabu, Rosana, Anhumas, Rosana, Iepê, Pirapozinho e Narandiba. Além desses municípios, o Encontro conta com a participação de projetistas de outras regiões do Estado.

As atividades
Partindo das ferramentas básicas do Acessa São Paulo, o computador e o acesso à Internet, os monitores dos postos espalhados pela região de Presidente Prudente estão aprendendo ou reforçando o conteúdo da Rede de Projetos (RdP) através de oficinas lúdicas e discussões sobre o programa e seu futuro, realizadas nesta terça-feira, 14.

O conteúdo das oficinas passa pelo mapeamento social das comunidades em que os postos do Acessa São Paulo estão inseridos, pelas estratégias de captação de parcerias para a realização de projetos com empresas, entidades e órgãos públicos para benefício do cidadão, e pelo registro desses projetos para sua difusão.

Amanhã, o evento vai intercalar apresentações de projetos já existentes na Rede do Acessa São Paulo, com destaque para dois finalistas do Prêmio Acessa São Paulo – ambos da região de Prudente – com as palestras de parceiros da cidade, que trarão informações e ideias importantes para os monitores e projetistas que atendem a população nas salas do programa.

Veja a grade de palestras dos parceiros para quarta-feira, 15 de junho:

09h40 – Incubadora Tecnológica da Unioeste
11h15 – Poupatempo Presidente Prudente
14h15 – Mutirão do Lixo Eletrônico da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação
15h20 – Sebrae

Redes sociais
O Encontro Regional de Presidente Prudente tem cobertura em tempo real através do twitter, nos perfis @acessasp e @rdp, com informações também no twitter @gestaopublicasp, da Secretaria de Gestão Pública, através da hashtag #ERacessasp. Imagens do Encontro também serão postadas durante os dias no Flickr do programa www.flickr.com/acessasp .

Encontros Regionais
Fortalecer a Rede de Projetos por meio da troca de experiências entre projetistas e monitores do Programa Acessa São Paulo. Este é o objetivo dos eventos que são realizados em diversas regiões do Estado de São Paulo.
Em 2011, serão cinco edições: Botucatu e Taubaté, respectivamente realizados em março e maio; Presidente Prudente, em junho; São Paulo, em julho e São José do Rio Preto, no mês de agosto.

Rede de Projetos
A Rede de Projetos do Acessa São Paulo (RdP) http://rede.acessasp.sp.gov.br/ é um espaço que tem como objetivo levar novos conhecimentos para a comunidade em que se situa o Posto do Acessa São Paulo e fazer dele mais que um lugar de acesso à internet. Mais de 300 projetos já foram desenvolvidos e aplicados em salas do Programa espalhadas pelo estado, beneficiando mais de 1.100 usuários. Todos são compartilhados no portal da RdP. Assim, é possível que haja um intercâmbio entre monitores de diferentes municípios, com o aprimoramento e a replicação de projetos expressivos.

Postos do Acessa São Paulo em Presidente Prudente

Centro Cultural Matarazzo