Resultado é trabalho conjunto da Fundação Seade e da Imprensa Oficial

Lançada em junho, a Biblioteca Digital é um aplicativo disponível na página do Seade na Internet, que permite consulta e download das obras mais antigas e raras pertencentes ao acervo da Biblioteca M. A. Teixeira de Freitas. Nessas publicações, encontra-se registrada grande parte da história do Estado de São Paulo entre os anos seguintes à proclamação da República e a década de 1990, principalmente em forma de dados estatísticos. Com sua exploração, será bastante facilitado o conhecimento detalhado de vários aspectos do desenvolvimento socioeconômico e demográfico do Estado de São Paulo.

Resultado do trabalho conjunto da Fundação Seade e da Imprensa Oficial, a Biblioteca Digital permite o acesso à coleção de publicações antigas e raras, assim como ao acervo de informações estatísticas sobre vários aspectos do desenvolvimento socioeconômico e demográfico do Estado de São Paulo.

Para digitalizar essas publicações, a Fundação Seade estabeleceu parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que coordenou e executou todo o processo de transformação das obras em arquivos eletrônicos. À Fundação Seade coube fornecer e selecionar as publicações segundo critérios de antiguidade, presença de séries estatísticas e obras já esgotadas, editadas pela instituição e pelos órgãos que a precederam, desde o final do século XIX.

Além de permitir o acesso remoto a essas obras, a Biblioteca Digital também contribui para preservá-las na íntegra, evitando seu manuseio e exposição às luzes dos equipamentos de reprodução. No entanto, as publicações originais continuarão à disposição do público para esclarecimento de eventuais dúvidas decorrentes das dificuldades de visualização das imagens.

Outras obras ainda serão incorporadas à Biblioteca Digital, ampliando gradativamente seu acervo. Consulte a Biblioteca Digital do Seade.

Fonte: SP Notícias

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *