Resultado de uma parceria entre a VideoCiência Produções (Brasil) e a Full Dimensional Entertainment (Argentina), com apoio do Catavento, a mostra pretende demonstrar como a tecnologia de vídeos em 3D pode ser uma ferramenta de grande utilidade para despertar o interesse dos jovens pela ciência e ajudar na disseminação da cultura científica entre o público leigo.

Entre os dias 15 de julho e 14 de agosto, o Catavento Cultural e Educaciaonal – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, localizado no centro da capital paulista – recebe a 1ª Mostra Ver Ciência 3D. Com oito sessões diárias, a programação contempla quatro filmes: ”Big Bang”, “Salvem o planeta”, “O sistema solar num estádio de futebol” e “Cérebro”.

Resultado de uma parceria entre a VideoCiência Produções (Brasil) e a Full Dimensional Entertainment (Argentina), com apoio do Catavento, a mostra pretende demonstrar como a tecnologia de vídeos em 3D pode ser uma ferramenta de grande utilidade para despertar o interesse dos jovens pela ciência e ajudar na disseminação da cultura científica entre o público leigo.

Para abrir a mostra, Sérgio Neuspiller (Argentina), autor e produtor dos vídeos, ministra a palestra “Tecnologia 3D e Educação Científica”. Na apresentação, que acontece às 17h, Neuspiller conta sobre suas experiências na produção de vídeos 3D de educação científica.

Programação

“Big Bang”

“Big Bang” é uma espetacular viagem através do tempo e do espaço, a bordo da espaçonave Sigma. Ela nos convida a descobrir as origens do universo, a formação de galáxias e do sistema solar. O surgimento da vida no planeta Terra, a sua incrível diversidade e evolução até o aparecimento do homem. A viagem termina com um apelo para uma reflexão a respeito do impacto humano sobre os ecossistemas terrestres.
Duração: 25´.

“Salvem o planeta”

Uma espaçonave alienígena retorna à Terra depois de 500 anos em uma missão científica para investigar se ocorreram mudanças significativas no planeta durante este período e encontra grandes danos causados pelos humanos ao ecossistema terrestre. Eles usam o poderoso computador central da nave para realizar uma projeção simulada das transformações que o planeta ainda deverá sofrer no futuro em consequência das ações do homem.
Duração: 22´.

“O Sistema Solar num estádio de futebol”

Usando objetos reconhecidos pelas crianças, um persongam reconstruir o sistema solar em um estádio de futebol, nas medidas de cumprimento e proporcionais às distâncias reais. A viagem do sol para o planeta mais distante é a desculpa perfeita para descrever as particularidades de cada um dos corpos celestes, as interações com os planetas vizinhos e a nossa estrela-mãe.
Duração: 25´.

“Cérebro”

Um passeio fascinante pelo mais complexo órgão: o cérebro. Como funciona e como ele se comunica com o resto do corpo?; quais são os neurônios e como são transmitidas as informações?; como a memória é feita?. Estas e muitas outras respostas são respondidas em um filme que combina informações, suspense, humor e impacto visual da tecnologia 3D.
Duração: 25´.

Sobre o Catavento

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento foi inaugurado em março de 2009. O espaço, que apresenta 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados, é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.

O espaço conta também com novas atrações do Museu da Tecnologia de São Paulo, que recentemente teve seu acervo transferido para o Catavento. Entre as principais atrações estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Sobre o Ver Ciência

Com objetivo principal de disseminar o conhecimento e a cultura científica pela televisão, o Projeto Ver Ciência seleciona, desde 1994, programas do Brasil e de outros países para mostras anuais. São produções de variados formatos, linguagens e estilos, como documentários, reportagens, dramatizações (“docudramas”) e programas voltados para o público infanto-juvenil. A Mostra foi idealizada por José Renato Campos Monteiro e Sergio Moraes Castanheira Brandão.

1ª Mostra Ver Ciência 3D
Onde: Catavento Cultural e Educacional
Local: Auditório
Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n – – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Horários: 9h30, 10h10, 10h50, 12h10, 13h20, 14h40, 15h20, 16h40.
Quanto: R$ 6,00 e meia-entrada para estudantes e idosos
Capacidade do auditório: 180 pessoas
Classificação: livre
Palestra “Tecnologia 3D e Educação Científica”: 15 de julho (sexta-feira), às 17h.
Funcionamento do Catavento: De terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).
Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros)
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *