Conheça a história da cidade que teve sua expansão graças ao avanço do café e que hoje vive da industrialização

20110729-antiga_sao_jose_do_rio_preto.jpg
Já ouviu falar de São José do Rio Preto? Se a resposta foi sim, você conhece a cidade. Agora e o santo, conhece? A resposta certamente é não, afinal, a cidade não tem esse nome pelo santo apenas. Segundo dizem, o nome da cidade é a soma do Padroeiro mais o Rio Preto, que passa pela cidade.

Mas antes de pensar no nome da cidade, vamos voltar no tempo, para os anos de 1840, quando a região, a 454 Km da capital do estado, era apenas mata. E nessa época um grupo de mineiros vindos da Vila de Nossa Senhora do Carmo dos Tocos começou a desbravar o local, em especial Luiz Antônio da Silveira, seu irmão Antônio Carvalho e Silva, o amigo Vicente Ferreira Netto e a comitiva que os acompanhava.

Mas foi apenas em 1852 que Rio Preto, como foi chamada a cidade, foi oficialmente fundada, no dia 19 de março por João Bernardino de Seixas Ribeiro, que liderou a construção da primeira capela local.

20110729-sao_jose_rio_preto.jpg
Outro importante ano para a cidade é o de 1912, quando São José do Rio Preto finalmente recebeu a Estrada de Ferro Araraquara. A chegada da ferrovia, da mesma maneira que impactou no restante do estado, permitiu a expansão cafeeira e o crescimento da cidade.

Mas a queda do café, diferente do que ocorreu em outras cidades, não deu lugar a novas culturas. Hoje em dia, apesar da importância da cana de açúcar, do milho e do tomate, é a indústria que move a cidade, de mais de 400 mil habitantes, considerada a décima segunda mais populosa do estado.

Atualmente, quem visita São José do Rio Preto encontra uma cidade urbana e com intensa atividade cultural como o Janeiro Brasileiro da Comédia, Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto e o Encontro de Bandeiras das Companhias de Folias de Reis. Além disso, os esportistas também encontram sua diversão. São José do Rio Preto possui dois times de futebol, o América Esporte Clube e o Rio Preto Esporte Clube.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *