Conheça um pouco da história de vida de Devalcir Dias, um corinthiano frequentador do Acessa São Paulo da cidade de Ilha Solteira

20110815-dsc00026.jpg
Como começar a contar uma história de superação e progresso? Bom, acho que identificar o protagonista da história é o ideal.
Sr. Devalcir Dias mais conhecido como Dedeco, nascido no ano de 1976 e ainda mantém o espírito e a genialidade de uma criança; iletrado porém esperto o suficiente para superar essa dificuldade e hoje nos corrigir quando digitamos por engano algo errado no computador; portador de necessidades especiais o que o torna ainda mais especial para nós do Acessa SP de Ilha Solteira, e claro não podia ser esquecido que é um corinthiano nato.

O principal objetivo do programa Acessa SP é promover a inclusão digital de todo e qualquer cidadão, o Devalcir foi além de nossas expectativas. Sua inclusão foi mais que digital, também foi a inclusão social, pois hoje olhamos para ele e esquecemos de suas dificuldades e o vemos como um ser capaz de caminhar com as próprias pernas, não só nós do Acessa SP como também todas as pessoas que o conhecem aqui em Ilha Solteira.

A história de vida do Devalcir não foi simples, suas necessidades especiais e a inexperiência das escolas na época, fizeram com que ele não concluísse sua alfabetização, porém isso não o impediu de ser um dos primeiros usuários cadastrados no posto e até hoje um freqüentador assíduo. No início nós monitores do Acessa SP, precisávamos digitar o número do RG e entrar na internet por ele, e quando ele solicitava íamos digitar todas as pesquisas que ele desejava fazer. Atualmente, o Sr. Devalcir sabe decorado seu RG e o que é melhor, sabe digitar sozinho no computador, além do seu nome que antes também apresentava dificuldades em localizar e identificar as letras.

Com o passar dos dias, observamos as suas pesquisas e notamos que sua distração era ver vídeos no Youtube relativos a Polícia Civil, Militar, Exército e Bombeiros, ele também pesquisas imagens de carros, motos e até mesmo ônibus. Nos dias de hoje ele traz algumas embalagens, como por exemplo da Nestlé, e ele mesmo digita no computador e realiza suas próprias pesquisas de imagens e vídeos na internet.

Seu progresso foi notavelmente grande, trouxe benefícios a ele como auto confiança e autonomia no uso dos computadores e para nós do Acessa SP de Ilha Solteira a satisfação de poder ajudá-lo e proporcionar seu progresso tanto na inclusão social quanto na inclusão digital.

Por Agnes Dias, do Posto do Acessa SP de Ilha Solteira

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *